Fala pessoal, comentei alguns posts atrás que o Backspacer é um álbum razoável; algumas pessoas protestaram (obviamente tem todo o direito a isso), por isso, decidi escrever sobre o porque de eu achar ele mediano, razoável, e, porque não, medíocre:
Alguns meses antes do lançamento, lembro do Eddie comentar que eles estava cansado de fazer letras tétricas, cheias de frases complicadas, com sentimentos que eram "escondidos" na música, e que no próximo álbum (Backspacer) ele simplificaria as coisas. Se não me engano, parte dessa entrevista está no filme PJ20.
Bom, ele cumpriu a promessa; o Backspacer tem pouco mais de 30 minutos de duração e é rápido, direto no assunto, e suas letras são simples, apenas querem dizer o básico, aquilo que mais importa para uma pessoa (aproveitar as pequenas coisas, o amor, a amizade, as ondas do mar, etc.). Sem dúvida a banda fez aquilo que prometeu e com muita eficiência! Mas porque, toda as vezes que coloco o álbum para rodar, eu sinto que falta algo? Parece que o potencial da banda ficou longe daquilo que ele são capazes; é claro que não há nada de errado em simplificar as coisas, Leonardo da Vinci (sim, ele mesmo!) disse: "A simplicidade é o último grau da sofisticação", e foi seguindo essa máxima que a banda fez o Backspacer. Porém, o que eu sinto quando ouço ele é apenas um sucessão de músicas boas mas que não possuem aquela profundidade característica tanto das letras do Eddie quanto das melodias do grupo. Ao optar por algo mais direto, o Pearl Jam poderia deixar as coisas em um nível superior e mais trabalhado, mantendo um som que fez com que o Pearl Jam se tornasse conhecido. Apenas como comparação, pensem no Ten, cinco caras jovens, cheios de coisas para dizer, fizeram um trabalho muito profundo, cheio de questionamentos, riffs de guitarra desconcertantes e versos ríspidos. Com o Backspacer, cinco caras maduros e experimentados na música fizeram um trabalho mediano e comum quando poderiam fazer muito mais.
Será que a tranquilidade da vida familiar, o acomodamento de homens que estão perto dos 50 e financeiramente estáveis fazem com que falte criatividade para dizer mais através da música? O Eddie precisa de um presidente ruim, instabilidade financeira e crises de identidade para escrever letras mais interessantes?
Não sei, o próximo álbum talvez seja uma resposta. Espero algo que cause mais inquietude do que conforto; afinal, a arte é para aqueles que questionam algo, que possuem dúvidas.
Para terminar, quero esclarecer que não acho o Backspacer um álbum ruim; não considero nenhum álbum que eles fizeram ruim (músicas como "Gonna See My Friend", "Force of Nature" e "Unthought Known" são muito boas!). Sei que eles sempre levaram a sério a música e nunca vão produzir algo feito às pressas ou com uma qualidade que não satisfaça a eles. Eu apenas espero que o Backspacer tenha sido uma exceção em meio a regra: que o Pearl Jam sempre foi uma banda muito melhor do que esse último álbum mostrou.