sexta-feira, 29 de março de 2013

31 de Março: Pearl Jam no Lollapalooza - São Paulo



Data: 31.03.2013
Hora: 20:45 (horário de Brasília) - último Show da última noite do festival
Local: Jockey Club de São Paulo
Festival Lollapalooza
Transmissão: Canal Multishow e Internet (http://multishow.globo.com/Lollapalooza-2013/)
Show de número 1/3 da Turnê Sul-Americana

POSTER:



SETLIST:

01. Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town
02. Why Go
03. Interstellar Overdrive-(Barrett, Mason, Waters, Wright)
04. Corduroy
05. Comatose

(Ed checks with the crowd to make sure they are all okay. He wishes them happy Easter in Portuguese and says, “This is a chocolate egg called Ole´”)

06. Olé
07. Do The Evolution (crowd sings along with Stone’s guitar)

(Ed starts playing “Wishlist” and says, “This is for April”)

08. Wishlist (crowd briefly sings verse melody during outro)
09. Got Some
10. Even Flow
11. Nothing Man
12. Insignificance

(During the guitar change the crowd sings “Olé Pearl Jam”)

13. Daughter/W.M.A
14. World Wide Suicide

(Ed apologizes for speaking in English but his Portuguese sounds like “shit”. He mentions the band are in the middle of making a record and if the show had been anywhere else they probably wouldn’t have been able to make it. Since the shows were in South America and started here in Brazil they couldn’t say no. He thanks the crowd for coming out on a Sunday and asks them to help sing the next song.)

15. Jeremy
16. Unthought Known
17. State Of Love And Trust
18. Rearviewmirror

Encore Break 1

(Ed says he would like to raise a toast and begins toasting all the bands he can remember playing the festival as well as the audience.)

19. Given To Fly
20. Not For You/Modern Girl-(Sleater Kinney)

(Ed addresses the crowd in Portuguese.)

21. Better Man/Save It For Later-(Charley, Cox, Morton, Steele, Wakeling)
22. Black

(In Portuguese Ed talks about his friends the Ramones)

23. I Believe In Miracles -(Ramone, Ray)

(short round of “Hey Ho, Let’s Go” from the audience)

24. Go
25. Alive
26. Baba O’Riley-(Townshend)

(Ed wishes the crowd well. He thanks them for taking care of each other and for being one of the best audiences there is to play for)

27. Yellow Ledbetter

VÍDEOS:



terça-feira, 26 de março de 2013

Lollapalooza: Setlist Oficial do Nosso Blog



Fala pessoal! Peguei todos os setlists que vocês criaram para o Lollapalooza e fiz um ranking das 24 músicas que mais apareceram nas escolhas dos amantes do Pearl Jam! E vou dizer pra vocês: seria um belo show!!

Aqui vai o "setlist oficial" do Pearl Jam to Fly (por ordem de escolhas)!!

1. Given to Fly
2. Black
3. Better Man
4. Corduroy
5. Nothing As It Seems
6. Off He Goes
7. Immortality
8. Even Flow
9. Yellow Ledbetter
10. Breakerfall
11. Hail, Hail
12. Do The Evolution
13. Light Years
14. Rearviewmirror
15. In Hiding
16. Present Tense
17. Why Go
18. Unthought Known
19. Force of Nature
20. Breath
21. Jeremy
22. Smile
23. Hard to Imagine
24. Alive

E aí, o que acharam??

Multishow Irá Transmitir o Show do Pearl Jam no Lolla



O canal de TV paga, Multishow, anunciou que irá transmitir o Lollapalooza, incluindo o show do Pearl Jam! Aqueles que não possuem o canal poderão acompanhar o show pela internet, no site do canal, através desse endereço: http://multishow.globo.com/Lollapalooza-2013

Notícia maravilhosa! Teremos o show completo em HD!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Resultado da Enquete: Música Preferida do Riot Act


Demorou para postar aqui, mas aí vão os resultados da última enquete do blog: qual a sua música preferida do Riot Act. Em primeiríssimo lugar, com 19 votos: I Am Mine! Segundo lugar ficou com Save You e o terceiro com Love Boat Captain. Abaixo o resultado completo, e uma breve análise da vencedora:

I Am Mine - 19 (19%)

Save You - 14 (14%)

Love Boat Captain - 13 (13%)

Thumbing My Way - 11 (11%)

Ghost - 11 (11%)

1/2 Full - 7 (7%)

You Are - 6 (6%)

All Or None - 5 (5%)

Bu$hleaguer - 4 (4%)

Cropduster - 4 (4%)

Can't Keep - 2 (2%)

Get Right - 2 (2%)

Green Disease - 1 (1%)

*As que não receberam nenhum voto foram tiradas da lista.


Acho que essa votação foi a mais equilibrada de todas! Tivemos 5 músicas com mais de 10 votos, o que nunca tinha acontecido. Acho que isso dá uma ideia do quanto o Riot Act é um álbum bastante equilibrado. Da primeira à última música ele tem o mesmo "ar"; talvez seja a voz do Eddie, o tipo de instrumental e até mesmo a temática dele. 

I Am Mine ganhar não foi nenhuma surpresa, ela é uma grande música, e para mim o símbolo do Riot Act. Ela diz tudo que o Eddie gostaria de dizer: critica as pessoas que são manipuladas (religião, opinião, etc.) e dá uma solução para o problema, o velho e bom "seja, acima de tudo, você mesmo", uma pessoa autêntica e verdadeira com os próprios princípios. Mesmo com toda essa problemática presente nas músicas do Riot Act, I Am Mine é a uma espécia de resposta, o Eddie parece estar vendo as coisas mais claramente; pode ser apenas um lampejo, mas isso acontece:

"I know I was born and I know that I'll die
The in between is mine
I am mine"

Se que nasci e sei que vou morrer;
o que está no meio de tudo é meu.
Eu sou meu. 

Citando ainda o Eddie: 

"The selfish, they're all standing in line
Faithing and hoping to buy themselves time"

Os egoístas estão fazendo fila,
com fé e esperança de que podem comprar o próprio tempo.

"The ocean is full 'cause everyone's crying"

O oceano está cheio porque todos estão chorando.

Essas frases dão uma ideia de como ele se sente alguém "de fora", que já viu a luz, ao contrário dos egoístas e dos que choram. Mas como toda letra do Eddie, há uma certa tristeza e ressentimento; ele menciona o quanto nós esquecemos de nós mesmos, de cuidarmos da nossa mente, dos nossos sentimentos; valorizar o que temos aqui nessa vida; ou seja, tudo aquilo que está sendo deixado para trás: 

"And the feelings that get left behind..." 

E os sentimentos que foram deixados para trás...

E depois:

"And the meaning that get left behind..."

E o significado que foi deixado para trás...

Sentimentos e significados. Tudo que precisamos aqui nessa vida: sentir algo e descobrir um significado nisso; seja ele amor, amizade, saudade, dor; não importa: ao valorizarmos nós mesmos, acabando descobrindo o outro. Não devemos ficar se lamentando, precisamos olhar para nós mesmos e nossa finitude, buscando agir, fazer algo. O sofrimento, como disse o Eddie, cresce quando é negado:

"The sorrow grows bigger when the sorrow's denied."

Por isso que I Am Mine é o refrão desse álbum; ela é completa: mostra o problema, mas também oferece uma solução (isso não acontece no Binaural). Sofremos, sim; mas também podemos fazer algo, encarar as coisas, admitir que somos apenas "nós mesmos", mas que esse "Eu", quando unido, pode fazer muita coisa. No final das contas, o que o Eddie faz é nos indicar o primeiro passo: seja verdadeiro primeiro com si próprio; isso já é um belo início! Se cada um fizer isso, teremos um mundo com muito mais paz, amor, e empatia (citando um outro poeta).

Análise de Música: You Are


You Are é uma música interessante: está no meio de um álbum pesado e revoltado: Can’t Keep, Save You, Love Boat Captain, Cropduster, I Am Mine, Help Help, Bu$hleaguer, todas elas dialogam com o mundo exterior, com os EUA sob a batuta de George Bush, a guerra, o consumo, o dinheiro, etc. Mas You Are é uma espécie de “ar puro” dentro de toda essas indagações politicas e sociológicas.

O Eddie parece querer manter a sanidade ao colocar uma música tão terna (não vou usar romântica, explico o motivo mais adiante) no meio desse furacão que é o Riot Act. O riff cativante da guitarra (criação do Matt, com o auxílio da bateria!), e a letra envolvente do Eddie são as protagonistas aqui, não há um solo do Mike nela, e isso é interessante, pois parece focar as atenções apenas no que o Eddie quer dizer e na batida que a guitarra impõe ao longo de toda a música.

Essa dicotomia Eddie-Mike (Matt), foco da You Are, é algo que deixa a música em um tom sério, maduro. A letra é apaixonada, mas é adulta, e o Eddie parece estar seguro do amor que encontrou, e evita uma entrega cega e juvenil, presente em letras anteriores como o amor platônico de Black e o arrependimento de Rearviewmirror. You Are fala de um amor sóbrio, apoiado em sentimentos que foram experimentados e testados com o tempo; há nela uma aceitação por parte do casal de que eles se amam e não precisam dizer isso um para o outro para manter a relação no caminho certo. Nela, quem fala é o homem, é ele que mostra para o mundo o quanto esse amor é maduro.

Os primeiros versos possuem réstias da revolta contida nas músicas anteriores do álbum. Parece que o teor de indignação ainda se mantém, mesmo tendo se iniciado uma música de amor:

“This broken wheel is coming undone
And the roads exploding...”

Essa roda quebrada está chegando incompleta,
E as estradas estão explodindo.

Tudo ainda parece um caos, nada está no lugar que deveria; o entorno (Riot Act) é problemático: Can’t Keep e a necessidade de escape; Save You com a urgência, e absoluto desespero, em pedir ajuda; Love Boat Captain pedindo mais amor; Cropduster e a percepção de que precisamos agir; Ghost e, de novo, a vontade de fugir, voar para longe e I Am Mine, o refrão de toda essa sinfonia “Rioactiana”.

Depois de toda essa tempestade (Thumbing My way faz parte dela, afinal mostra de uma maneira linda a dor de uma perda), vem, finalmente, You Are: “você é”, uma exceção a toda essa loucura que é o mundo. Os versos seguintes já iniciam esse ode ao amor; existe o caos, mas:

“But you're keeping me Strong,
Rolling along with you...”

Mas você me mantém forte,
Caminhando na sua companhia...

A “força” vai ser o alicerce desse amor; ela dá confiança a ele, guiando-o na caminhada da vida. Esses dois versos já se encaminham para o refrão da música: parece existir uma urgência em afirmar o que essa mulher significa para ele. Esse refrão vai sofrer pequenas alterações quando repetido mais à frente, mas são essas mudanças que irão expor o cerne da música: o fato dessa mulher ser a chave para entrar na torre (substantivos concretos), e ao mesmo tempo o amor (algo abstrato), ou seja, toda a força que ele precisa para atingir esse ideal amoroso.

“Love is a tower
And you're the key,
Leading me higher
When you let me in...”

O amor é uma torre
E você é a chave,
Guiando-me mais alto
Quando você me deixou entrar...

O amor como entidade é representado na figura de uma torre, e duas coisas precisam ser feitas para se ter um conhecimento pleno dele: ter uma chave de acesso a ele, e ser guiado alto, ascendendo nele. Pois bem, o compositor reconhece essa torre, e quem apresenta a ele a chave para poder entrar é essa mulher. Essa analogia é bastante simplória, chegando ao ponto de ser um clichê, mas, como disse anteriormente, esse casal não precisa provar nada um para o outro e muito menos para as pessoas à sua volta, por isso essas imagens simples, não é preciso complicar. A questão é simples: guie-me por essa torre, deixe-me subir os seus degraus e, aos poucos, conhecer melhor esse amor. É interessante essa submissão (saudável) do homem no relacionamento: quem permite que esse amor aconteça é ela, e não ele.

“Sometimes I burn like a dot on the sun,
With no one knowing.
But you're keeping me strong,
Rolling along with you...” 

Às vezes eu me queimo como uma mancha no Sol,
Sem ninguém saber.
Mas você me mantém forte,
Caminhando na sua companhia...

Aqui nesse trecho há um retorno àquele caos mencionado nos dois primeiros versos da música, mas agora eles parecem mais escassos e mais passíveis de controle. Ele queima, chegando ao extremo de se comparar a uma mancha no Sol, e sem ninguém saber, exceto ela. O interessante é que o papel dessa mulher é apenas ajudá-lo, não há cura, ela apenas o mantém forte. As dores que esse sujeito passa - as dores do mundo à sua volta - estão com ele, independente de todo o amor que ele possa sentir por ela (a cura parte de cada um, já dizia a Cropduster). O importante é que ele, independente do que sinta, não está sozinho, ela sempre vai fazer companhia. Mais uma vez a mulher chega como a força desse relacionamento, e, como os próximos versos vão confirmar, ela é a torre que deixou ele entrar e ascender para algo maior:

“You are a tower of
Strength to me;
The darkening hour
Sees light again...”

Você é uma torre
De força para mim;
A hora mais escura
Vê luz novamente...

Pronto, a analogia está completa. No primeiro refrão ela é a chave de acesso ao amor (torre); mas, ao mesmo tempo, ela é essa torre (refrão acima); ou seja, o amor é uma torre é a torre é ela, logo, ela é o amor; ela é o caminho completo para se chegar a algo pleno e puro. Além disso, ela não é apenas uma torre, mas uma torre de força para ele, um farol que o guia através de águas mais calmas e também aponta a direção da praia, o porto seguro que ele tanto precisa.

Nos dois últimos versos dessa estrofe, o compositor acrescenta mais uma bela figura do quanto ela é importante para ele nos momentos negativos da sua vida: “A hora mais escura vê luz novamente...”; ele vai viver esse caos (presente quase que completamente no Riot Act), mas pelo menos isso acontecerá em um dia claro, e não na escuridão que antes dominava a sua vida. O Eddie pode criticar a política, lamentar a ganância das pessoas, ver elas “half full of shit”, etc... Mas agora ele tem a companhia de alguém que o mantém forte, essa torre de amor que o guia na direção de um conforto há tanto tempo aguardado.

Em seguida ele repete várias vezes “You are, you are, you are...”. O Eddie precisa dessa confirmação de que ela é importante; ela precisa ouvir ele dizendo várias vezes tudo o que ela é, tudo o que ela representa: chave, torre, força e amor. Depois dessa afirmação, a música silencia, parece tomar um momento para respirar depois de tanta veneração a esse amor, e em seguida volta com a guitarra e a bateria, retomando aquela batida inicial e tão singular dentro do catálogo do Pearl Jam. O refrão volta, é claro... É preciso mais, é preciso repetir para ela e para todos dispostos a ouvir, o quanto ela mudou a sua vida e tornou-se um farol para guia-lo no meio dessa tempestade caótica:

“Love is a tower
Of strength to me;
I am the shoreline,
But you're the sea...”

O amor é uma torre
De força para mim;
Eu sou a linha da costa,
Mas você é o mar...

Depois de repetir que o amor é uma torre de força para ele (relembrando: ela = amor, torre, chave, força), o Eddie acrescenta uma das linhas mais belas dessa música. Para quem achava que ele finalmente creditava para si alguma parte no relacionamento: “Eu sou a linha da costa”, pode deixar a ilusão de lado, o Eddie arremata no verso final: “Mas você é o mar...”, você é o gigante, o principal, aquilo que representa o desconhecido, o belo e o infinito. O lugar dele nesse relacionamento é ser levado por esse guia, esse farol, e desaguar na praia de acordo com os movimentos do mar.

You Are é daquelas músicas que podem soar estranhas na primeira vez: sua batida é diferente e não parece refletir, de início, a sua letra. Isso é um lado interessante do Pearl Jam: melodia e letra podem parecer dissonantes a princípio, mas quando ouvimos com calma, casam perfeitamente. You Are, como mencionei anteriormente, tem um ar maduro, adulto; e a força da bateria, juntamente com a “batida” da guitarra, coloca uma seriedade na letra do Eddie e contribui para que a mensagem seja transmitida. Melodia e letra são, nessa grande música, linha de costa e oceano, o relacionamento perfeito.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Just a Few Minutes, Eddie - Análise: You Are

just a few minutes eddie

Pessoal, escrevi uma análise a pedidos da Carla, do site "Just a Few Minutes, Eddie", da música You Are. Para aqueles que não conhecem, a Carla tem o sonho de conhecer o Eddie, por isso fez o site para tentar chamar a atenção dele; o site dela é ótimo, vale a pena dar uma olhada!

Coloco o site dela aqui: www.justafewminuteseddie.com


Amanhã eu posto a análise completa aqui!


quarta-feira, 20 de março de 2013

Qual o Seu Setlist Para o Lollapalooza?



Pessoal, estava pensando em qual seria o meu setlist perfeito para o Lollapalooza e decidi fazer uma lista de 30 músicas (sei que é muito) que seria um sonho, pelo menos para mim! Aqui vai:

1. Long Road
2. Breakerfall
3. Hail Hail
4. Faithfull
5. In My Tree
6. Given To Fly
7. Wishlist
8. Insignificance
9. Severed Hand
10. Do The Evolution
11. You Are
12. Light Years
13. Low Light
14. Rearviewmirror
15. In hiding
16. Interstellar Overdrive/Corduroy
17. Nothing as it Seems
18. Off he Goes
-

19. 1/2 Full
20. Nothingman
21. Habit
22. Immortality
23. Present Tense
24. Sleight of Hand

-

25. Bugs/Why Go
26. Thumbing My Way
27. Thin Air
28. No Way
29. Grievance
30. Parting Ways

Claro que umas 20 músicas que eu queria colocar ficaram de fora. É impossível escolher tudo!

E o setlist de vocês, qual seria??

Pearl Jam em Estúdio Gravando o Novo Álbum



Agora vai! Sabemos com certeza que o Pearl Jam está em estúdio gravando o seu próximo trabalho! E como sabemos isso? Porque o músico do Incubus, Michael Einziger, postou uma foto no seu twitter junto com o Eddie e a seguinte legenda: "No estúdio com Eddie Vedder gravando cordas (violinos) para o novo álbum do Pearl Jam."

*Lembrando que é a namorada dele, Ann Marie Calhoun, que irá gravar os violinos, e não o Michael. Obrigado RoB!

E vamos ter violinos (ou violoncelos?) no novo álbum!

terça-feira, 19 de março de 2013

Tenclub Divulga Mensagem de Tomas Young


O homem que ficou famoso por denunciar uma guerra desnecessária e que acabou  protagonista do documentário Body of War, que teve participação do Eddie, pediu que fosse divulgada sua última carta no décimo aniversário da guerra do Iraque. Tomas ficou paraplégico durante a guerra que os EUA lutaram contra o governo ditatorial do Iraque; guerra considerada contraditória e desnecessária por vários grupos políticos dentro e fora do país. "Minha dor não foi do interesse de ninguém, não foi do interesse de nenhum político." disse Tomas; o ex-soldado decidiu abrir mão de qualquer tipo de alimentação e água, e deve morrer nas próximas semanas. A carta destinada ao ex-presidente George Bush é extremamente tocante. Além disso, há um artigo intitulado "A Crucificação de Tomas Young" que vale a pena ser lido.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Download: Brendan O'Brien na Pearl Jam Sirius Radio


Disponibilizo o áudio o programa em que Brendan O'Brien, famoso produtor musical, que trabalhou em vários álbuns do Pearl Jam, entre eles Yield, Vitalogy e No Code. Ele fala um pouco sobre cada música que escolheu para tocar durante o programa, e menciona que "Just Breathe" é uma das melhores músicas que o Pearl Jam gravou nos últimos anos; concordam?

DOWNLOAD:


BRENDAN O'BRIEN - SIRIUS RADIO - MARÇO 2013


domingo, 17 de março de 2013

Fotos do Eddie no Fretbourd Journal



Publiquei aqui no blog (não estou conseguindo achar aqui no meio de tanto post), uma reportagem do jornal Fretboard sobre o equipamento que o Eddie usa nos seus shows; junto com a reportagem haviam algumas fotos bem legais. Pois bem, nesse site aqui tem muito mais fotos para quem quer dar uma olhada melhor nas guitarras e ukuleles do Eddie. Ah, as fotos estão disponíveis para compra!

sábado, 16 de março de 2013

Campanha: Just a Few Minutes, Eddie

just a few minutes eddie

Carla Izá, uma das amantes da nossa querida banda, criou um site com a intenção de conhecer o Eddie, nem que seja por alguns minutos (a few minutes), quando a banda vier tocar no Lollapalooza, dia 31 de Março. Estou divulgando aqui no blog para quem quiser dar uma olhada! Além disso, quem tiver ideias pra ela "chamar a atenção" do Eddie, comentem por aqui ou mandem uma mensagem pra ela! O site é este aqui:

http://www.justafewminuteseddie.com



Boa sorte, Carla!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pearl Jam é Capa da Rolling Stone Brasil

O Pearl Jam é matéria de capa da revista Rolling Stone de março. A reportagem fala de como a banda chegou ao patamar em que se encontra atualmente: um grupo independente, que tem a liberdade de gravar o que quer e quando quer. Além disso, é comentado um pouco sobre o recorde de vendas do Ten, que atingiu 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos, e relembra a famosa história de como o Eddie se juntou à banda; ou seja, nada de novo. Sobre o ano de 2013, há apenas uma alusão ao fato grupo estar trabalhando em novas músicas, e sobre os shows que o grupo fará aqui na América do Sul e nos Estados Unidos


O Pearl Jam na capa da Rolling Stone Brasil

- A revista fez um especial sobre os projetos paralelos da banda; para quem deseja se informar melhor sobre essa área, vale a pena! Para conferir a matéria, clique aqui.

* Se alguém puder disponibilizar a reportagem completa (indisponível para não-assinantes), eu ficaria grato!

terça-feira, 12 de março de 2013

Holiday Single 2012 e Deep Já Estão Sendo Enviados

Os membros do 10C já estão recebendo seus singles de natal de 2012 e a Deep Magazine. O single contém "In the Moonlight" e "All Night", tocadas no show de aniversário de 20 anos do Pearl Jam, em Alpine Valley. Considerando a demora para chegar aqui no Brasil, o single e a revista devem aterrissar em terras tupiniquins no início de Abril. Confira abaixo algumas fotos:

Image

Image

Image

Image

segunda-feira, 11 de março de 2013

Mike Participa de Evento Para Estímulo à Leitura

O Mike esteve ontem em um evento da MILK+BOOKIESTM, associação que, além de mostrar o quanto é importante ajudar o próximo, estimula a leitura nas crianças vinculadas ao programa. Abaixo as fotos de um "estiloso" Mike McCready:

Image

Image

Image

Demos do Novo Álbum nas Mãos de um Fã?



O site The Sky I Scrape divulgou uma notícia digna de causar animação para os fãs do Pearl Jam. Um dos membros do site alega ter alguns demos de músicas que podem estar presentes no novo trabalho da banda, ainda sem data definida. Confira a lista abaixo:

Mercury (Ed cantando)
Believed In (Ed cantando)
3, 2, 1 (Jeff? cantando)
The Gift (Matt? cantando)
Jumbled
Alford Pleas
Transience (Ed cantando)

*Nem todas possuem letras, e em apenas três o Eddie canta. 

Será que vaza? Será apenas uma brincadeira de fã?

Pearl Jam Libera Vídeos Para Membros + Nova Camisa


Em uma newsletter mandada ontem para os membros do 10C, além das notícias "triviais" sobre a banda, uma delas eu achei bem bacana: foram liberados alguns vídeos bem interessantes de 1998. Entre eles um sobre a turnê que a banda fez na Oceania, e uma versão da Brain of J tocada em Maui! Enfim, espero que sejam acrescentados muito mais! Para assistir, basta acessar esse link.

Além disso, foi acrescentada à loja oficial a camiseta do show que o Pearl Jam fez no dia 23 de Junho de 2012 no festival Isle of Wight (foto abaixo); o preço está em 24.99 doletas, para comprar, clique aqui.


domingo, 10 de março de 2013

Feliz Aniversário, Jeff Ament!!


Para o nosso grande baixista e compositor, os mais que merecidos parabéns pelos seus 50 anos! Continue sempre fazendo esse trabalho incrível! Seu sonho de montar uma banda quando jovem fez com que milhões de pessoas ao redor do mundo pudessem ter a chance de sonhar com o Pearl Jam! Obrigado, e mais uma vez: PARABÉNS!

**O pessoal da Pearl Jam Brasil fez um vídeo muito legal em homenagem ao Jeff! Confiram abaixo:



quinta-feira, 7 de março de 2013

Singles de Natal 2010 e 2011 à Venda no Site Oficial



O Tenclub colocou à venda o single de natal de 2010, com as músicas No Jeremy (excelente versão alternativa da Jeremy), e Falling Down; e o single de 2011, com a versão da música Devil Doll, do "X", gravada durante o soundcheck que a banda fez com o Eddie em Curitiba (estava na fila ouvindo!), e a Better Things, cover do "The Kinks".

O preço é de $10 cada + entrega.

Para comprar, clique aqui para 2010, e aqui para 2011.

quarta-feira, 6 de março de 2013

"Better Man" é Uma Música Alegre?


Achei interessante uma questão levantada no fórum oficial do Pearl Jam: o membro Big Bank Hank comentou sobre o quanto "Better Man", uma canção sobre violência contra a mulher, se transformou em uma música alegre, cantada pelos fãs como se fosse um momento de felicidade, como se ela dissesse coisas boas e positivas. Transcrevo aqui o texto do cara para ficar mais claro o objetivo desse post:

"Fatos são fatos, no VH1 Storytellers, o Eddie Vedder diz que Better Man é sobre mulheres que estão em um relacionamento abusivo e não tem chance de fugir; e o público, tentando fazer dela uma glorificação cantada por todos juntos, fizeram dela umas das minhas músicas menos favoritas. Anteriormente, quando a banda tocava a música com força total, ela era nota 10/10. Eu estou cansado de ver pessoas citando a música sem prestar atenção a uma letra que foi escrita com o objetivo de mostrar a violência doméstica e de se posicionar contra qualquer tipo de abuso; as pessoas fizeram dela uma música para se cantar em volta de uma fogueira! Desculpe, mas é isso o que eu sinto; mulheres ainda estão apanhando dos homens, e as pessoas não podem esquecer que essa música escancara tudo isso... Afinal de contas, porque as pessoas estão todas celebrando quando ela é tocada? E quem está falando por essas mulheres que ainda são violentadas hoje em dia? Existem tantas músicas para o público cantar junto que de fato celebram algo positivo (Present Tense, Black, Corduroy, State of Love and Trust e até mesmo Alive). Da próxima vez que você quiser cantar algo junto com todos, pense na letra do que você está cantando, e o que a música quer de fato dizer."

Abaixo, coloco a letra da música e os comentários do cara (entre parêntesis):

Waitin', watchin' the clock, it's four o' clock, it's got to stop (abuso)
Tell him, take no more, she practices her speech
As he opens the door, she rolls over
Pretends to sleep as he looks her over (para que ele não abuse mais dela)

She lies (ela mente) and says she's in love with him, can't find a better man
She dreams in color (preto e azul*), she dreams in red (sangue), can't find a better man
Can't find a better man
Can't find a better man

Ohh...

Talkin' to herself, there's no one else who needs to know (envergonhada de dizer sobre o problema)
She tells herself, oh...

Memories back when she was bold and strong
And waiting for the world to come along
Swears she knew it, now she swears he's gone
She lies (conta uma mentira) and says she's in love with him, can't find a better man
She dreams in color(preto e azul), she dreams in red (sangue), can't find a better man
She lies (conta uma mentira) and says she still loves him, can't find a better man
She dreams in color (black and blue), she dreams in red (sangue), can't find a better man
Can't find a better man
Can't find a better man

She loved him, yeah, she don't want to leave this way
She needs him, yeah, that's why she'll be back again
Can't find a better man (Can't find a better man)
Can't find a better man (Can't find a better man)
Can't find a better man (Can't find a better man)
Can't find a better man

"Triste que uma música com tanto significado perdeu o seu significado"

*Preto no sentido de sombrio, e azul no sentido de tristeza (interpretação dele)


Coloquei esse post apenas para levantar essa questão da interpretação. Os fãs podem "adaptar" uma música triste e torná-la alegre, ou é preciso ser mais fiel ao que ela significa?

Apenas um comentário: a banda parece não ligar com essa manifestação animada do público quando tocam "Better Man"; eles simplesmente tocam aquilo que a platéia gosta...

PS.: No final do comentário, ele coloca um vídeo da "Better Man" tocada em 2000, quando, de acordo com ele, é possível ver a intensidade da banda tocando ela.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Download: Eddie Vedder - 1989 Demos


Caros amantes do Pearl Jam, postei algum tempo atrás o link para fazer o download dos demos que o Eddie gravou antes de se juntar ao Pearl Jam; mas, pelo que pude perceber, o site tirou os downloads. Por isso, à pedidos, coloco um link de download de todas essas pérolas pré-PJ disponíveis! Bom proveito!

EDDIE VEDDER - 1989 DEMOS


sábado, 2 de março de 2013

Mike e Ex-Baixista do Guns Em Novo Projeto Paralelo



Em entrevista à Billboard, o guitarrista do Pearl Jam comentou de um novo projeto paralelo com o baixista Duff McKagan (foto acima), ex-Guns n' Roses, e Barrett Martin, ex-Screaming Trees e membro do Mad Season. O grupo, já conhecido como "super-grupo", ainda contará com alguns músicos no vocal, como Jaz Coleman, do grupo Killing Joke. O disco ainda não tem previsão de lançamento e terá o selo do estúdio Hockeytalkter Records, do próprio Mike.