O Mike deu uma entrevista para o site The Weekly Feed e falou mais sobre o relançamento do álbum Above, do Mad Season; além de falar sobre o projeto paralelo, o guitarrista falou sobre quando convidou o Kurt Cobain para tocarem juntos! Muito legal! Além disso, saiu um promo sobre o relançamento, vocês podem ver o vídeo mais abaixo. Lembrando que uma versão deluxe do disco está à venda pelo iTunes e pelo site oficial do Pearl Jam (versão em CD).
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Soundgarden Estende Turnê Norte Americana
O Soundgarden anunciou mais uma "leg" na turnê norte americana. A banda confirmou mais 19 shows entre os dias 3 e 28 de Maio; infelizmente isso significa que o Pearl Jam com certeza não irá se reunir durante esse tempo. Abaixo, as cidades e datas da turnê:
May 3: Atlantic City, NJ @ Borgata
May 4: Washington, DC @ DC101 Chili Cookoff – RFK Stadium
May 5: Charlotte, NC @ Carolina Rebellion – Charlotte Motor Speedway
May 7: Atlanta, GA @ Tabernacle
May 8: Atlanta, GA @ Tabernacle
May 10: Louisville, KY @ Louisville Palace
May 11: Indianapolis, IN @ WRZX X103 Mayday Event – Klipsch Music Center
May 12: Pittsburgh, PA @ Stage AE Outdoors
May 14: West Long Branch, NJ @ The MAC at Monmouth University
May 15: Worcester, MA @ The Palladium
May 17: Wallingford, CT @ Toyota Presents Oakdale
May 18: Camden, NJ @ MMR-B-Q – Susquehanna Bank Center
May 19: Columbus, OH @ Rock On The Range Festival – Columbus Crew Stadium
May 21: St. Louis, MO @ The Pageant
May 22: Kansas City, MO @ Midland Theatre
May 24: Houston, TX @ Bayou Music Center
May 25: Austin, TX @ Austin Music Hall
May 26: Dallas, TX @ Palladium Ballroom
May 28: Broomfield, CO @ 1st Bank Center
Eddie Escreve Letras Para Álbum de Natalie Maines
De acordo com o site Doublexc, em uma coluna chamada "coisas que você deve saber", o Eddie irá contribuir com letras para o novo álbum da cantora Natalie Maines (ex-Dixie Chick); o trabalho se chamará Mother, em referência à música do Pink Floyd (e uma das faixas do álbum da Natalie), e será produzido pelo Ben Harper.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Mike Toca o Hino Americano e Participa de Maratona
Nesse último domingo, o guitarrista (e maratonista) do Pearl Jam participou de um evento que arrecadou fundos para a Gleason Initiative Foundation, organização fundada pelo ex-jogador Steve Gleason, que jogou no New Orleans Saints, time de futebol americano, entre 2000 e 2008, e que foi diagnosticado com Esclerose Amiotrófica Lateral, uma doença degenerativa e fatal depois de alguns anos. O Mike abriu o evento tocando o hino nacional americano, e em seguida correu 13 milhas (o equivalente a 20 km). Coloco abaixo o vídeo dele tocando o hino, e uma breve entrevista que ele deu para um jornal local.
sábado, 23 de fevereiro de 2013
Mike Sobre Novo Álbum: Com Certeza Sai Esse Ano
Em uma entrevista para a Rolling Stone, o guitarrista do Pearl Jam, Mike McCready, além de confirmar que o novo álbum sai ainda esse ano, deu mais algumas informações a respeito do novo trabalho da banda. Ele disse que o grupo já tem 7 músicas prontas e mais quinze "em espera" para que o Eddie contribua com algo, e é com isso que eles irão trabalhar. Sobre como as músicas estão soando, o Mike disse que ele é uma espécie de extensão do Backspacer só que com toques mais experimentais, do tipo Pink Floyd de um lado e do outro uma batida mais punk. Além disso, o guitarrista disse estar muito animado por estar trabalhando com o Brendan O'Brian pela quinta vez.
Mais respostas vagas, mas pelo menos sabemos que sai esse ano!
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Glen Hansard Toca Wishlist em Show na Itália
O Glen Hansard tocou Wishlist no show que fez em Milão, na Itália, dia 20 de Fevereiro. Gostei muito da versão! Ele sabe a letra melhor que o Eddie! Confira abaixo:
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
"Ten" Vende Dez Milhões de Cópias Nos Estados Unidos
A Billboard divulgou recentemente que o "Ten" chegou a marca de 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos! Confira a notícia no site da Billboard aqui.
"I don't know what this means...
I don't thing it means anything, actually."
Ed Vedder, Grammy Speech
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Pearl Jam: Parting Ways
Quantos fãs por aí conhecem Parting Ways?
Ela fecha timidamente o Binaural, disco lançado pelo Pearl Jam em 2000 e, na minha humilde opinião, resume toda a atmosfera da banda naquela época: sombria e melancólica. Parting Ways, caminhos partidos; uma música sobre separação, medo e conformismo.
A entrada dela já rouba qualquer expectativa de algo mais silencioso, comum nas composições que fecham os álbuns da banda. A música já começa com o acorde Mi, que vai se repetindo seguidamente durante toda a melodia, e é intercalado por uma sequência de notas que transmitem uma melancolia na sua mais pura forma. Todo o clima dela é pesado e triste, e o Eddie não deixa muito espaço com a sua escolha de palavras. O violino e o violoncelo são partes fundamentais na melodia, deixando-a ainda mais bela e lírica; fico sem palavras para explicar o quanto os dois influenciam a música (por isso que amo a versão de estúdio). A bateria parece refletir com as suas batida espaçadas toda a dor dessa separação, desses caminhos que se partiram. A voz do Eddie é vulnerável e tenta contar a história dessas duas pessoas sem tomar partidos; ele parece estar olhando de longe a cena. O interessante é que ele estava se separando da sua esposa nessa época, por isso acho incrível o fato dele tomar uma distância da situação sem deixar a canção ficar piegas. A letra dessa música é perfeita! Poucos versos, simples, diretos e de certo modo frios.
Behind her eyes there's curtains,
and they've been closed to hide the flames,... remains...
Por trás do olhos dela existem cortinas,
e elas estão fechadas para esconder as chamas,... restos...
Aqui temos a negação, o momento do relacionamento em que tudo está acabado mas a pessoa faz tudo para esconder a dor, a tristeza de uma possível separação que possa vir a ocorrer e trazer com ela sofrimento. O casal parece saber o quanto de "chamas" o relacionamento deles esconde, e as cortinas dos olhos dela são a prova dessa negação.
She knows... their future's burning,
but she can smile just the same, same...
Ela sabe... O futuro deles está queimando,
mas ela consegue sorrir, sempre o mesmo, mesmo...
A metáfora do fogo continua aqui (como recuperar algo que foi queimado, impossível, certo?), e agora as chamas invadem o futuro deles, ou seja, tudo que poderia acontecer está queimando, não há mais alternativa. Ao jogar o futuro no fogo, resta o presente (o novo futuro) que já está em chamas. E ao mesmo tempo que tudo isso acontece, ela consegue sorrir; estaria ela infeliz? Satisfeita? Ou apenas uma ironia do compositor? Talvez toda essa dúvida pairasse na cabeça do Eddie quando ele viu que o relacionamento dele estava acabando: ela ainda consegue sorrir, mesmo com tudo isso acontecendo; mas sorri porque?
And though her mood is fine today,
there's a fear they'll soon be parting ways...
E embora o humor dela esteja bom hoje,
há um medo de que eles em breve sejam caminhos partidos...
O compositor continua colocando ela como alguém tranquila mesmo com tudo desfalecendo à sua volta. As cortinas dos olhos dela parecem continuar fechadas, ela continua negando, ou simplesmente não se interessando mais por ele (talvez as duas coisas). Mas há o medo; medo de que eles se separem mesmo com o amor queimando aos poucos. Ou seja, ela parece calma, achando que as coisas estão bem, mas no fundo sente que está tudo desmoronando. Os "caminhos partidos" são uma metáfora perfeita; ele (Eddie) poderia usar "separados", "distantes", "seguindo rumos diferentes", mas não... O Eddie do Binaural é extremamente lírico, tudo é pensado para soar mais poético.
Standing, like a statue,
a chin of stone, a heart of clay...
Parado, como uma estátua,
um queixo de pedra, coração de lama...
Agora a situação é voltada para o "ele" do relacionamento, e o Eddie é direto aqui: ele é uma estátua, estático, sem ação, talvez alguém que não toma a dianteira no relacionamento e apenas assiste parado: queixo de pedra e coração de lama. O seu físico é forte, ele mostra para os outros ser alguém firme e decidido, mas por dentro ele é fraco, tem o coração de lama, facilmente derrotado, derretido por qualquer atitude dela e do mundo à sua volta.
And though he's too big a man to say...
There's a fear they'll soon be parting ways
E embora ele seja muito grande para dizer,
há um medo de que eles em breve sejam caminhos partidos...
Aqui há uma repetição do "Embora..": antes é sobre ela ("E embora o humor dela esteja bom hoje"), e agora é sobre ele ("E embora ele seja muito grande para dizer"); mesmo ele sendo alguém grande, com grandes valores, há um medo de eles seguirem caminhos partidos. Em seguida, com a repetição do verso "There's a fear they'll soon be parting ways", tanto para ela, quanto para ele, o compositor mostra que os dois sabem que estão se separando; que, aos poucos, o futuro deles queima, sem a possibilidade de volta. Considero essa comparação o alicerce principal da letra, o restante são detalhes sobre cada deles. E o mais incrível é que com poucas informações dadas pelo Eddie, nós podemos visualizar essas duas pessoas perfeitamente: uma mulher mais fria, indiferente ao relacionamento, e um homem de coração fraco que ainda parecia tentar algo para que a história dos dois não se partisse.
Logo no final dessa parte, após o último "parting ways..." a guitarra entra com toda a distorção em uma batida forte e única, (2:08 na versão de estúdio), e a bateria finalmente aparece com força, como que batendo em algo para machucar. Aqui acontece a separação de fato: é nesse momento que os dois seguem caminhos diferentes, caminhos partidos. Aqui a beleza dessa música chega em um clímax: as guitarras mudam a melodia, entoando trechos novos e mais melancólicos (2:25); agora eles seguem outro caminho, finalmente separados. E os versos finais não oferecem uma resposta, parece mais uma esperança vazia, eles apenas vagam por aí, sem rumo, sem respostas para o que acaba de acontecer:
Drifiting away,... Drifting away,... Drifting away...
Drifiting away,... Drifting away,... Drifting away...
Afastando-se,... afastando-se... afastando-se....
Afastando-se,... afastando-se... afastando-se...
(podemos entender esse "drifting away" como afastando-se, mas também vagando, perambulando.)
Agora eles caminham separados e se afastam a cada segundo que passa, sem a possibilidade de retorno, sem qualquer esperança de algo que possa dar certo; afinal, o futuro deles está queimando. À medida que o tempo avança, avança também o fogo, devastando qualquer chance de que algo posso melhorar daqui pra frente.
O violino reaparece aqui com mais força e dita o ritmo dessa separação. Finalmente, depois de todo o sofrimento, o acorde final, cheio de distorção, coloca um ponto final na música (3:25). Está acabada a história dos dois, resto o violino, que canta entristecido até desvanecer; e se vocês repararem bem, o violino não para de tocar, ele apenas é silenciado.
Espero que essa breve análise mostre o quanto "Parting Ways" é fantástica e o quanto ela pode dizer em tão poucos versos. Infelizmente ela é pouco conhecida no meio dos fãs, por isso fiz esse texto para mostrar toda a força contida nela. O que mais me deixa feliz de ser um fã dessa banda é que estamos por descobrir muito mais em cada álbum, música, versos, solos, etc.. Esses caras tem muito, mas muito a dizer...
*Com relação às batidas de uma máquina de escrever minutos após a Parting Ways acabar, não acho que tenha relação com a música. Li, se não me engano no Pearl Jam Twenty, que essa parte é um "desabafo" do Eddie por um bloqueio criativo que ele teve enquanto escrevia as letras pro Binaural. Essa sucessão de letras que ele bate na máquina (elas aparecem no livreto que contém as letras do álbum) parece ser um forma dele se auto criticar por essa falta de ideias (pelo jeito funcionou, as letras desse álbum são fantásticas!).
*Com relação às batidas de uma máquina de escrever minutos após a Parting Ways acabar, não acho que tenha relação com a música. Li, se não me engano no Pearl Jam Twenty, que essa parte é um "desabafo" do Eddie por um bloqueio criativo que ele teve enquanto escrevia as letras pro Binaural. Essa sucessão de letras que ele bate na máquina (elas aparecem no livreto que contém as letras do álbum) parece ser um forma dele se auto criticar por essa falta de ideias (pelo jeito funcionou, as letras desse álbum são fantásticas!).
Single de Natal 2012 e Deep Magazine Já Estão Prontos
Para aqueles que são membros do Tenclub, um email foi enviado hoje a tarde informando que tanto o single de natal 2012 e a revista Deep já estão prontas e devem começar a ser enviadas na próximas semanas! O single de natal contém duas músicas tocadas no show de comemoração de 20 anos que a banda fez em 2011: "All Night" e "In The Moonlight".
Agora é aguardar! No caso de nós, brasileiros, imagino que vamos receber só em Abril...
Rolling Stone Libera Single do Mad Season
"Locomotive", esse é o nome do single do Mad Season, liberado para os fãs escutarem pelo site oficial de Rolling Stone. A faixa faz parte da campanha de re-lançamento do álbum Above, e conta com Mark Lanegam (ex-Screaming Trees) nos vocais. Para ouvir, clique aqui.
sábado, 16 de fevereiro de 2013
Nova Enquete: Música Preferida do Riot Act
Pois é pessoal, como o Pearl Jam anda um pouco parado ultimamente, decidi continuar a série de enquete sobre músicas preferidas de cada álbum; a vez agora é do Riot Act, lançado no dia 10 de Novembro de 2002 e subestimado por muitos fãs. Mostra um Pearl Jam mais político, revoltado e inconformado com a situação do mundo naquela época: governo Bush, a invasão no Iraque já sendo arquitetada, 11 de Setembro ainda vívido na memória dos americanos, e por aí vai...
Bom, vamos a votação (ali, do lado direito)! Abraço a todos!
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Stone Toca Composição Própria em Show do Brad
Embora esteja em turnê com o Brad, sua banda paralela, Stone Gossard resolveu tocar uma composição própria (lembrando que ele está para lançar um álbum solo já faz algum tempo) no show que abriu a turnê européia da banda em Manchester, no dia 8 de Fevereiro. A música se chama "Desenfado" e tem uma levada muito legal, lembra Black, não?!
Mike no Show do Soundgarden em Seattle
O Soundgarden, em turnê pelos Estados Unidos, fez um show em Seattle no dia 7 de Fevereiro e tiveram um convidado mais que especial na música "Tighter and Tighter": o guitarrista do Pearl Jam, Mike McCready! Confira abaixo o vídeo da participação dele:
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
Stone Sobre o Novo Álbum: Entre 9 e 12 Meses
Em uma entrevista a uma rádio italiana, o guitarrista Stone Gossard deu a entender que o novo álbum só sai no final do ano ou até mesmo no início do ano que vem. Quando perguntado sobre o novo trabalho, o guitarrista disse não saber o certo a data mas que será lançado entre 9 e 12 meses. Como estamos em fevereiro, temos uma estimativa de um novo álbum entre Novembro desse ano e Fevereiro de 2014.
Pelo menos sabemos que ele não virá tão cedo...
Eddie Vedder - Love Boat Captain 7' Vinil à Venda
O vinil "Love Boat Captain", lançado no Record Store Day do ano passado está à venda pelo site do Tenclub por $5.99. Dizem que a versão era limitada a 1500 discos, mas o fato deles colocarem pra vender pelo site oficial mostra que: ou não foram vendidos todas as unidades, ou o Tenclub relançou a versão para vender no seu site. De qualquer forma, colecionadores, comprem!
Lado A: Love Boat Captain - Orpheum Theater - 02.07.2011
Lado B: Wishlist - Orpheum Theater - 02.07.2011
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Eddie Falta Evento em Homenagem a Bruce Springsteen
Anunciei aqui nesse blog, no dia 3 de Janeiro desse ano, que o Eddie iria participar de um evento promovido pela MusiCares em homenagem ao música norte americano Bruce Springsteen, ele estaca inclusive no poster de anúncio do show. Bem, ele não compareceu... Não há nenhuma informação sobre sobre o motivo da falta, mas assim que souber algo, aviso aqui nesse devotado blog.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Neil Young: Driftin' Back
Sei que o assunto não é Pearl Jam, mas esse post é sobre o cara que influenciou e ainda influencia a nossa querida banda (o Jam do Pearl JAM vem do Neil Young). Só um músico consagrado e que está pouco se f* com as "regras" de mercado coloca um música de 28 minutos como primeira faixa do seu novo álbum... Relaxem e curtam a "jam"...
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Mike Participará de Maratona Beneficente
O Mike escreveu uma mensagem no site oficial informando que ele e a sua esposa, Ashley, irão participar de uma meia maratona em New Orleans no dia 24 de fevereiro. O evento acontecerá com o intuito de arrecadar fundos para a Gleason Initiative Foundation, organização fundada pelo ex-jogador Steve Gleason, que jogou no New Orleans Saints, time de futebol americano, entre 2000 e 2008, e que foi diagnosticado com Esclerose Amiotrófica Lateral, uma doença degenerativa e fatal depois de alguns anos. Além de participar da maratona, o guitarrista do Pearl Jam irá tocar o hino nacional americano antes do evento começar.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Agasalhos à Venda no Site Oficial
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Jeff Ament Fala Sobre a Sua Paixão Pelo Basquete
Em um vídeo divulgado hoje, o baixista do Pearl Jam falou com Kenny Mayne a respeito da sua paixão pelo basquete. Além disso, os dois fizeram alguns arremessos para descontrair e o Jeff acaba acertando uma bela cesta! Confira abaixo:
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Feliz Aniversário, Yield!
Quinze anos de idade; parece um adolescente descobrindo o mundo, seus medos, desejos, tristezas e alegrias; mas não podemos dizer isso quanto ao Yield, esse álbum absolutamente excepcional... Ele é a passagem de uma banda raivosa (Ten, Vs. e Vitalogy), que em seguida ficou assustada com tudo à sua volta e decidiu experimentar mais (No Code) e que, em 1998, chegou à maturidade com o Yield. Juntamente com o Binaural ele é o meu álbum preferido principalmente pelo fato de ser o Pearl Jam na sua pureza (e porque não na sua melhor forma?). Ele soa "Pearl Jam" em todas as suas músicas; é difícil explicar isso, eu sei, mas é mais ou menos o que eu sinto ao ouvi-lo. parece que eles conseguiram, depois de muita luta, uma identidade própria. Para quem ainda não viu, assistam ao "Single Video Theory", o melhor DVD deles e que melhor retrata o grupo no seu processo criativo de composição. Bom, escrevo mais sobre esse fantástico álbum em outra oportunidade (e da para escrever páginas e mais páginas...).
Abraço a todos e feliz aniversário ao Yield!
"And he still gives his love, he just gives it away,
The love he receives is the love that is saved...
And sometimes is seen a strange spot in the sky
A human being that was given to fly"
Para completar esse post especial, coloco para download o programa que a Pearl Jam Sirius Radio dedicado ao Yield, são quase 3 horas de programa! Tem vários depoimentos de fãs, da banda, todas as músicas são tocadas e comentadas... Enfim, um prato cheio para qualquer admirador do Pearl Jam e desse incrível álbum! Aproveitem!
DOWNLOAD:
SIRIUS RADIO - YIELD 15 YEARS OLD SPECIAL
sábado, 2 de fevereiro de 2013
RNDM Confirma Presença no Bottle Rock Festival 2013
A banda do Jeff, RNDM, confirmou presença no festival Bottle Rock, que acontecerá no Napa Valley, famosa região vinícola americana. Além deles, Black Keys, Ben Harper, Iron & Wine, Jane's Addiction e Flaming Lips estarão presentes. O festival acontecerá entre os dias 9 e 12 de Maio e já tem ingressos em pré-venda através desse endereço.
Só para comentar: mais de 300 vinícolas estarão presentes oferecendo seus "produtos". Eu, como um amante de vinho, gostaria bastante de estar presente; mas, enfim, é a vida...
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Novo Álbum? "Espero que Saia Ainda Nesse Ano"
É o que disse o Jeff em maaaais uma entrevista, dessa vez para a Rolling Stone, sendo que a maior parte das perguntas foi relacionado ao RNDM. Arthur, vocalista do grupo, disse que as coisas estão indo muito bem entre eles e que planejam lançar um EP, já que sobraram algumas músicas da gravação do primeiro disco. O baixista do Pearl Jam (ele ainda toca nessa banda?), por sua vez, disse que o RNDM já tem um disco pronto (imagino que eles devam lançar um EP com umas 3 músicas, e mais tarde um álbum novo).
Com relação ao Pearl Jam, de acordo com a Rolling Stone, a banda teve uma reunião recentemente com Brendan O'Brian, além de uma sessão de gravação um ano atrás na casa do Stone. Quando perguntado sobre o novo trabalho, Jeff foi de poucas palavras:
"Temos muitas ideias flutuando por aí; quer dizer, o mais legal de tirar um ano de folga do Pearl Jam é que você pode começar apenas com um rascunho e não se preocupar muito com isso. Eu espero que o novo disco saia ainda nesse ano. Mas, se isso não acontecer, nós já temos um disco do RNDM pronto. E se o RNDM for a minha banda para esse ano, já me sinto feliz."
Eu sei que é mais uma notícia que não diz muita coisa, mas esse blog está aí para informar tudo! A única coisa que podemos tirar dela é que não podemos ter muitas esperanças sobre um novo trabalho tão cedo; na verdade, se o novo álbum sair em dezembro, eu já fico feliz... Não gosto de ficar sempre cobrando novas músicas, álbuns, shows; a banda faz o quer na verdade. Mas pelo menos alguma música nova eles poderiam ter liberado. Nessas alturas, qualquer coisa serviria.
Assinar:
Postagens (Atom)