sexta-feira, 22 de março de 2013

Resultado da Enquete: Música Preferida do Riot Act


Demorou para postar aqui, mas aí vão os resultados da última enquete do blog: qual a sua música preferida do Riot Act. Em primeiríssimo lugar, com 19 votos: I Am Mine! Segundo lugar ficou com Save You e o terceiro com Love Boat Captain. Abaixo o resultado completo, e uma breve análise da vencedora:

I Am Mine - 19 (19%)

Save You - 14 (14%)

Love Boat Captain - 13 (13%)

Thumbing My Way - 11 (11%)

Ghost - 11 (11%)

1/2 Full - 7 (7%)

You Are - 6 (6%)

All Or None - 5 (5%)

Bu$hleaguer - 4 (4%)

Cropduster - 4 (4%)

Can't Keep - 2 (2%)

Get Right - 2 (2%)

Green Disease - 1 (1%)

*As que não receberam nenhum voto foram tiradas da lista.


Acho que essa votação foi a mais equilibrada de todas! Tivemos 5 músicas com mais de 10 votos, o que nunca tinha acontecido. Acho que isso dá uma ideia do quanto o Riot Act é um álbum bastante equilibrado. Da primeira à última música ele tem o mesmo "ar"; talvez seja a voz do Eddie, o tipo de instrumental e até mesmo a temática dele. 

I Am Mine ganhar não foi nenhuma surpresa, ela é uma grande música, e para mim o símbolo do Riot Act. Ela diz tudo que o Eddie gostaria de dizer: critica as pessoas que são manipuladas (religião, opinião, etc.) e dá uma solução para o problema, o velho e bom "seja, acima de tudo, você mesmo", uma pessoa autêntica e verdadeira com os próprios princípios. Mesmo com toda essa problemática presente nas músicas do Riot Act, I Am Mine é a uma espécia de resposta, o Eddie parece estar vendo as coisas mais claramente; pode ser apenas um lampejo, mas isso acontece:

"I know I was born and I know that I'll die
The in between is mine
I am mine"

Se que nasci e sei que vou morrer;
o que está no meio de tudo é meu.
Eu sou meu. 

Citando ainda o Eddie: 

"The selfish, they're all standing in line
Faithing and hoping to buy themselves time"

Os egoístas estão fazendo fila,
com fé e esperança de que podem comprar o próprio tempo.

"The ocean is full 'cause everyone's crying"

O oceano está cheio porque todos estão chorando.

Essas frases dão uma ideia de como ele se sente alguém "de fora", que já viu a luz, ao contrário dos egoístas e dos que choram. Mas como toda letra do Eddie, há uma certa tristeza e ressentimento; ele menciona o quanto nós esquecemos de nós mesmos, de cuidarmos da nossa mente, dos nossos sentimentos; valorizar o que temos aqui nessa vida; ou seja, tudo aquilo que está sendo deixado para trás: 

"And the feelings that get left behind..." 

E os sentimentos que foram deixados para trás...

E depois:

"And the meaning that get left behind..."

E o significado que foi deixado para trás...

Sentimentos e significados. Tudo que precisamos aqui nessa vida: sentir algo e descobrir um significado nisso; seja ele amor, amizade, saudade, dor; não importa: ao valorizarmos nós mesmos, acabando descobrindo o outro. Não devemos ficar se lamentando, precisamos olhar para nós mesmos e nossa finitude, buscando agir, fazer algo. O sofrimento, como disse o Eddie, cresce quando é negado:

"The sorrow grows bigger when the sorrow's denied."

Por isso que I Am Mine é o refrão desse álbum; ela é completa: mostra o problema, mas também oferece uma solução (isso não acontece no Binaural). Sofremos, sim; mas também podemos fazer algo, encarar as coisas, admitir que somos apenas "nós mesmos", mas que esse "Eu", quando unido, pode fazer muita coisa. No final das contas, o que o Eddie faz é nos indicar o primeiro passo: seja verdadeiro primeiro com si próprio; isso já é um belo início! Se cada um fizer isso, teremos um mundo com muito mais paz, amor, e empatia (citando um outro poeta).

2 comentários:

  1. Realmente, I Am Mine é bem representativa do Riot Act, um álbum que está repleto de letras elaboradas. O que faltou de inspiração pro Eddie no Binaural (como foi comentado aqui) sobrou no Riot Act, e I Am Mine é um grande exemplo disso, como apontado pelo João acima.
    É um álbum abertamente questionador, diretamente apontando o não conformismo com o governo Bush (Bu$hleaguer) e com esse mundo louco onde tudo está ao contrário, como na grande Cropduster. E também passa pela revisão e reafirmação do amor em Love Boat Captain e finaliza com o auto questionamento na fantástica All or None. Enfim, vários poemas musicados na minha opinião, com lindas imagens e profundidade de significado:

    "I've lived all this life like an ocean in desguise" - Can't Keep

    "Love boat captain Take the reigns and steer us towards the clear"

    "The moon is rolling round the world" - Cropduster

    "The ocean is full 'cause everyone's crying" - I Am Mine

    "I'm thumbing my way back to heaven"

    E etc, etc, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Adriane! Complementou bem o que eu disse! Bom que você lembrou da All or None; ela diz muito, e fecha com chave de ouro esse álbum!

      Excluir