terça-feira, 2 de abril de 2013

Pearl Jam Proibe Transmissão Ao Vivo do Lollapalooza Mas Libera Reprise na Próxima Semana



Depois de proibir a transmissão ao vivo do show que fez no Lollapalooza dia 31 de Março, o Pearl Jam decidiu liberar a reprise pelo canal Multishow dia 6 de Abril às 21:30 depois de vários protestos de fãs. Para quem não sabe, depois que o Eddie foi censurado no Lollapalooza de 2007 por falar mal do então presidente George Bush, a banda decidiu não transmitir mais os festivais que participa. 

  Opinião: 


 Vi que o fato de não liberar a transmissão causou bastante discussão no blog. Eu sempre defendi protestos que a banda faz, acho uma chance deles poderem expressar as suas opiniões sobre algo; e censura não é nada legal; adoraria que o show fosse transmitido ao vivo (meus pais se prepararam para ver). Mas, por outro lado, não gostei da maneira silenciosa que isso foi feito. Não houve nenhum pronunciamento da banda: eles apenas disseram não. Dessa forma, a maioria dos veículos de comunicação noticiou o evento sem saber do real motivo deles fazerem isso, apenas disse que o Pearl Jam não liberou, deixando a situação bastante chata. A banda deveria ter emitido uma nota no site oficial, em algum jornal, na internet, qualquer coisa. Se eles querem protestar, então protestem abertamente, sem se esconder. 
 E sobre o Multishow... Sem palavras; tenho certeza que eles sabiam da posição da banda bem antes, essas negociações acontecem bem antes do festival. E a banda pelo jeito é impassível, ou seja, não quer que nenhum festival seja transmitido (pelo menos não ao vivo).

16 comentários:

  1. Ótimo João, está tendo um pensamento racional. Sua Opinião coerente.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe João, mas não acho que se trate de protesto. É apenas uma questão de direito. E eles agem assim a bastante tempo. Concordo quando fala sobre a emissora. Se eles não tivessem divulgado que exibiriam nada disso estaria acontecendo. Acho até que foi um meio de pressionar a banda (o que acabou acontecendo de certa forma). Você parece acompanhar o trabalho da banda a um bom tempo, e por isso sabe que essa coisa de não autorizar a transmissão é muito normal. Mas, como a maioria dos brasileiro gostam de vantagens e privilégios estão reclamando desse fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100% correto, João. Esta é a opinião de um fã que não pensa só em si mesmo e não cai na besteira de se auto-proclamar advogados (de quinta categoria) da banda. A banda tem uma posição que precisa ser revista para poder chegar a todos os fãs. Todo mundo sabe que seria impossível se todos os fãs fossem ver o show, então porque não atender aqueles que não puderam ir? Enquanto isso, um monte de pessoas sem noção e mesquinhas passam por aqui para deixar este tipo de comentário. Pessoas que foram ver o show e acham que porque pagaram R$ 300 para passar um dia no Jockey podem se achar donos da razão e responderem pela banda como se fossem seus advogados. Aposto que baixam os bootlegs descaradamente e quem sabe até os álbuns. Privilégio é o que vocês tiveram em poder serem bancados pelos seus "papais" para poder ver os caras ao vivo. Isso sim é privilégio. Mas além disso vocês ainda precisam ter aquela sensação de que são exclusivos, únicos, ou seja, terem alguma "vantagem" sobre os outros. Pois é, não são e não terão. Aliás, vocês nem tem mais o que dizer agora ou o que defenderem se a própria banda liberou o show. Com certeza não quiseram optar pela defesa de vocês e acabaram reconhecendo a indignação da maioria. Talvez a sensação agora seja de rejeição, tanto que o sujeito aí em cima com cara de gato preto ainda comentou no post anterior que "infelizmente vão transmitir o show - contentem-se". Lamentável, cara. São pessoas assim que impedem a evolução, como fizeram os militares e os censores. Para aqueles que acham que o problema foi apenas o Multishow, garanto que do mesmo jeito haveria a indignação por parte dos fãs, já que todas as outras bandas não se opuseram que seus shows fossem transmitidos. Então porque a melhor banda do mundo, com os caras que estão enquadrados em uma posição de defesa política/social tinham que se opôr. Pois é, antes tarde do que nunca.

      Excluir
    2. ohh Led não sei das quantas você diz : "Mas, como a maioria dos brasileiro gostam de vantagens e privilégios estão reclamando desse fato.'' tu mesmo deve baixar os boots da banda de graça... então quem é vc pra dizer todas essas m....

      Dá uma lida na Rolling Stones BR de março... tem uma parte da reportagem que o McCready fala "Quando vc consegue sucesso quer poder mante-lo. E aí precisa administrar o grupo como um NEGOCIO. TENTAMOS fornecer os melhores produtos, segurança em shows e claro música. É uma combinação de música e BUSINESS" pg. 77.

      Vc por ter ido talvez no show pode estar se vangloriando, mas eu que não tive a oportunidade de ir pq morro no RS e tenho uma filha pra criar, não rolo quanta grana para ir para SP. Mas sou tão fã quanto você e se duvidar sou a mais tempo que pois eu comprei o TEN em vinyl em 91. Mas vendo essa frase do McCready onde o próprio diz que é uma combinação de musica com Business eu como Fã (cliente) estou insatisfeito com essa atitude da banda. Nenhuma transmissão ao vivo irá mudar o fato de eu não estar lá, mas poder acompanhar já teria me dado uma alegria.

      Excluir
    3. Rssss. Não, não baixo os boots de graça. E não precisa ficar nervoso. Você e ourtros falam que a banda é gananciosa, mas saibam que os membros do Ten Club (e qualquer um pode ser, basta se cadastrar no site deles) têm direito a comprar ingressos em primeira mão e, no caso do Lollapalooza, mais barato do que o normal. Qual outra banda faz esse tipo de exigência para a produção de qualquer show? Não sou advogado de defesa, como você também não é de acusação, então perceba quem realmente fala merda aqui. Onde você mora e a quantidade de filhos que tem é problema seu, assuma sua responsabilidade e não culpe os outros. Não acredito nisso de mais ou menos fã só porque fez isso ou aquilo. Mas, volto a dizer, se gosta da banda e a acompanha desde o início sabe como eles são e continuam sendo, então não sei porque dessa algazarra toda. O que eles conseguiram alcançar não foi de graça e eles fizeram tudo por conta própria. Parabéns para eles!!! E sinto muito por você. Mas, alegre-se sábado você poderá ver o que perdeu ao vivo. Rsssss. Um abraço.

      Excluir
  3. Na boa, vcs não tem o mínimo de idéia do que a Globo é capaz. Vou resumir novamente: A Globo (multishow) empurrou a informação com a barriga, deixando de anunciar antecipadamente que a banda não liberaria, assim como NUNCA LIBEROU a transmissão ao vivo (em 05 a Band gravou e passou no fim de ano, uma única vez, p.ex.), conseguindo alcançar toda uma expectativa e deu no que deu, jogando a culpa nas costas da banda bem no dia do show, pois a banda deveria estar focada no show e nem acompanhando as noticias tendenciosas estava. Porque em 20 anos de carreira, nunca se ouviu falar desse tipo de problema com a banda? Seria legal sim se passasse, mas a banda tem culpa ZERO nesse episodio ridiculo proporcionado por essa rede televisiva que se acha dona do mundo. E o resto da imprensa podre que dá ctrl C, ctrl V nem opinião própria tem, sendo vaquinha de prezépio dessa Globosta. a imprensa atual está uma vergonha, com noticias sempre vazias e infundadas...
    É isso, acordem para esse tipo de fato!

    ResponderExcluir
  4. Teria sido muito melhor se logo de inicio o multishow tivesse anunciado que o show não seria transmitido. Ou simplesmente que não anunciasse o show. Deveriam anunciar só os já confirmados-liberados pelas bandas Mas anunciou, então foi propaganda enganosa. Criou uma grande expectativa e no dia passa a culpa pra banda, se fazendo de surpreendidos pelo fato.
    No link desse post diz que o pedido foi negado pela banda DURANTE o festival. Duvido que eles iriam negociar com as bandas tão em cima da hora. Desculpa furada.

    ResponderExcluir
  5. Não é obrigação da banda deixar que passem o show deles. Um músico não precisa ser "legal" com ninguém, é fazer música boa e pronto. Dá pra citar uns 500 músicos que tem posturas piores que essa do PJ e são lendas da música e sucesso do mesmo jeito, como o Bob Dylan.

    A postura da banda é essa há anos, nenhum americano ficou chorando as pitangas. Só aqui é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você realmente não sabe o que fala. Transmitir um show não é "ser legal". Isso se chama "marketing". quem divulga trabalho quer alcançar novos clientes ou consumidores, como preferir. Como o Mike mesmo disse e Roling Stones, U2, etc, já o fazem há muito tempo, isso são negócios. Acho que você pensa que eles tem predileção por quem vai ver o show, não é mesmo. Coloca na ponta do lápis quanto eles arrecadam com shows e vê se ultrapassa a soma de "60 milhões de álbuns vendidos". Outra coisa, sabidão, americano não precisam ficar incomodados, já que a banda se apresenta regularmente em turnês nas principais cidades e capitais do país, que atende toda uma área periférica de grande extensão. Para finalizar, sua comparação com Bob Dylan foi cruel. Mostra que não entende nada do que está falando. Bob Dylan é um recluso que não suporta a mídia e vive de feitos de dezenas e anos atrás, aliás, ele mal fala com o filho dele. Estamos falando de tempos modernos, alcance mundial em questão de poucos minutos. Estamos falando de hoje, em que uma banda pode mensurar sua audiência em segundos e não dias como era antigamente e já pode ter ideia da repercussão de cada atitude. Bob Dylan hoje teria hoje outra postura se quisesse alavancar sua carreira ou estaria fadado a tocar em clubes do interior americano. Cara, não basta só gostar das melodias ou saber cantar alguns refrões das músicas do Pearl Jam. Você precisa estar em sintonia com eles e não ficar se achando diferenciado porque foi num show ou dois. Tem que entender a proposta e a mensagem que eles querem passar. Isso o João faz muito bem, então acesse este blog para aprender e deixar de falar besteira.

      Excluir
    2. Bah pessoal todo mundo falar que a banda isso ou aquilo... eu que tinha o ingresso na mão e a ultima hora me acidentei e quebrei a clavícula... não pude ir...

      acho que como era um único show a banda podia ter liberado ao vivo pra galera assistir... acho que não iria em momento algum denegrir a imagem dos caras....

      Toda essa ladainha de nao passar.. bem na real, acho muita frescuragem deles...

      Excluir
    3. Se a coisa se resume a marketing, a banda tem a opção de querer isso ou não. E se tem alguém fã da banda aqui, sabe que o PJ não faz questão de marketing.

      Sobre ser frescura deles, só eles sabem os motivos deles pra fazerem isso. Se tem uma coisa errada é a falta de pronunciamento sobre a decisão, o que também não afeta em nada o trabalho dos caras que é a música e não a liberação ou não de um show na TV.

      Não sou fã da banda porque eles são camaradas, marketeiros ou o que for, mas sim pela música que os caras fazem.

      De resto, alguém que fala que a opinião de terceiros é "besteira" só porque não bate com a dele, não é digno de ganhar mais delongas... Abraços.

      Excluir
    4. Anônimo ofendido, você ainda não entendeu que eles não estão preocupados com "audiência em segundos". O Pearl Jam lota estádios onde quer que vá, sem precisar aparecer na MTV eu em qualquer outra emissora. É claro que além do desenvolvimento artístico eles encaram a banda como um trabalho. Ou você acha que eles também não têm família pra sustentar? Acha que arte deve ser de graça? Eles não estão ligando para esse tipo de "marketing".

      Excluir
    5. Quem poderia gravar o show e disponibilizar aqui no blog? aqui em casa não tem tv paga !

      Obrigado !

      Excluir
  6. Impressionante como esta situação ainda dá tanta discussão;o show já foi exibido no MS, que errou por divulgar o que não ia acontecer, e qualquer banda tem direito à exibir ou não os seus shows, porque o PJ tb não teria; entra no ytube e vê o show ,e muitos outros que lá estão! Pode estar lá, comemore; não pode, lamente e bola pra frente!!!

    ResponderExcluir
  7. Não se compra um carro branco e reclama-se dele não ser vermelho. Quem conhece a banda já sabe o que esperar. A Multishow ludibriou todo mundo, apenas isso. Este carro sempre foi branco e PJ não transmite os show de festivais ao vivo e ponto. Concordo que esse protesto pune os fans por uma censura imposta por outros, sou muito fã e me sinto mal com isso. Mas e aí? Quando a gente realmente discorda de alguma coisa a gente deixa de gostar e bola pra frente. É a postura da banda, e ela tem direito de ter uma. Há bandas por aí que não falam confãs, não tiram fotos e é a postura delas e sabe por quê ninguém reclama? Porque nunca foi anunciado ao contrário, como foi nesse caso. Multishow tirando vantagens de toooodo mundo, apenas isso.

    ResponderExcluir