domingo, 25 de agosto de 2013

"Eles se Transformaram em uma Banda Horrivelmente Previsível"


Boa tarde, pessoal! Li essa breve crítica ao Pearl Jam no fórum do 10C e gostaria de compartilhar com vocês. O cara disse que a banda parou no tempo, não experimenta mais e parece não ter mais criatividade para compor. Leiam e comentem, queria saber a opinião de todos! Afinal, um pouco de polêmica não faz mal a ninguém.


Vi o Pearl Jam no show em que a banda completou 10 anos, em Las Vegas. Sou um fã do Pearl Jam a bastante tempo e achava que eles eram a melhor banda de todos os tempos.

O que me deixa desapontado com a banda hoje em dia, comparado ao que eles eram nos anos noventa, é que eles realmente não parecem querer experimentar mais nada. Eu costumava rir das pessoas que me diziam que o Pearl Jam não parecia evoluir porque, na minha cabeça, eu pensava no quanto álbums como No Code, Binaural e Vs. soam diferente. Eu não era apenas um fã do Ten, eu amava o Binaural, Vitalogy e o No Code mais do que amava o Ten.

Mas agora eu tenho que concordar com as pessoas que eu costumava discutir e defender o Pearl Jam: o Pearl Jam não evoluiu nada desde 2002. Essa música ("Mind Your Manners") parece uma combinação de "World Wide Suicide" com "Ole", "Spin the Black Circle", "Comatose" etc... (...) Eles se transformaram em uma banda horrivelmente previsível.

Como uma pessoa  fanática pelo Pearl Jam a muito tempo, fico triste em admitir que eles simplesmente não são mais interessantes. Eles tem intensidade mas nenhuma criativade. Stone Gossard disse que o Lightning Bolt é um trabalho experimental; bom, espero muito que seja. Mas baseado nesse single, bem como no próprio título do álbum, o Pearl Jam deveria parar se é esse o nível de criatividade que ele podem atingir hoje em dia.

Não é apenas o fato deles terem se tornado repetitivos e prevísiveis, mas também que a "musicalidade" da banda nem ao menos se aperfeiçoou. Eu vi bandas como o Radiohead, Sonic Youth melhorarem mais e mais a cada ano que passava, e o Pearl Jam, por outro lado, não pareceu melhorar/evoluir; não consigo perceber isso na sua música. A musicalidade deles melhorou desde que escreveram "Black", "Rearviewmirror"? Mas a minha maior queixa é que eles parece estar presos/emperrados; eles estão fazendo alguma coisa errada e não são mais interessantes como antigamente, o que me deixa muito triste.

Das duas uma: ou a banda não sabe mais experimentar ou simplesmente não tem mais interesse nisso.


Preciso refletir melhor sobre isso, mas não posso deixar de pensar que, ao menos em parte, esse comentário faz sentido. Estou longe de concordar com tudo que ele diz e acho que ele exagera muito, mas posso dizer que essa crítica me fez pensar um pouco.

26 comentários:

  1. Eu não consigo compreender como a pessoa tem a audácia de fazer uma crítica dessa. Primeiramente, um dos argumentos da pessoa foi a comparação de PJ com outras bandas, absurdo isso pois cada banda tem um jeito de ser, de compor, ou melhor, de evoluir. E como assim, horrivelmente previsível? PJ está na estrada a mais de 20 anos e SEMPRE me impressiona com cada música/álbum que lança, essa história de Mind Your Manners ser uma "Spin The Black Circle II" ou algo do tipo é papo furado, as músicas NÃO SOAM NADA IGUAIS, isso é papo de gente que gosta de comparar músicas pra ver qual se sobressai. Os tempos mudaram, o foco da banda é outro, isso é claramente notável, e por isso mesmo não adianta querer comparar tanto a musicalidade da banda de antigamente com a atual, isso é ridículo. O PJ faz música por amor ao seu trabalho, por respeito aos fãs e não para "sobreviver como banda"... A evolução de uma banda não depende apenas de sua musicalidade, e sim de suas ações fora da mesma.

    ResponderExcluir
  2. Evolução!!! Eu gostaria de entender como o ser, fala em evolução comparando o que a banda é hoje com o que ela era no começo da carreira, onde os objetivos são outros, os tempos eram outros a idade dos caras era outra e tudo mais!!! Que mania INSUPORTÁVEL de comparar TUDO!! E ainda por cima se atreve a dizer que a banda deveria parar!!! Pelo amor dos deuses do Olimpo! Quem ele pensa que é? Ridículo!! E porque dessa necessidade absurda de comparar o Pearl Jam com bandas completamente diferentes!! E detalhe: Ele não ouviu o álbum novo ainda e se baseia no nome para julgá-lo!!! Me poupe!

    ResponderExcluir
  3. Então, eu concordo em partes... Eu gosto muito da sequência do Binaural, Riot Act,Abacate... Aí temos o Backspacer que em termos estéticos realmente eh bem fraco e soa como uma continuação do abacate mas por outro lado vemos um Pearl Jam diferente, alegre e descontraído, por um lado e um álbum musicalmente duvidoso mas não deixa de ser inovador pq ele apresenta uma face da banda que eu não conhecia... Então de forma alguma eu concordo que o Pearl Jam parou no tempo
    .. Ainda mais quando eu ouço cold confession que eh uma música diferente de tudo que eu já ouvi da banda... A respeito do novo CD, ninguém pode falar nada pq só ouvimos uma música e a gente não sabe como esse novo trabalho vai soar... Tem uns apressadinhos querendo até a saída do Brendan sendo que o CD nem foi lançado ainda... Imagina se fosse por exemplo o abacate e a gente só tivesse ouvido WWS... eu não tenho grandes expectativas pra esse álbum mas acho que só podem falar alguma coisa quando ele for ouvido por inteiro... Vamos ver oq vai sair

    ResponderExcluir
  4. Concordo mas discordo, muito pelo contrário haha. A parte que ele "compara" épocas e álbuns é realmente idiota, mas é fato que a banda vem numa espiral descendente na criação de material... eu não diria falta de criatividade, mas preguiça de fazer algo diferente. Pessoalmente, acho que a crista da onda em musicalidade foi em Riot Act, e composição no abacate, desde então só desce.

    ResponderExcluir
  5. Alguém me explica o conceito de que o Pearl Jam, para ser bom, precisa ser inovador? Onde que a música precisa inovar pra ser boa? Alguém acha que o Pearl Jam quer inovar? lembram do significado de Not for You? Os caras tocam a música que eles tem vontade de tocar, sem amarras, sem obrigações armadas por terceiros. O pior do PJ são esses fãs viúvas do Ten. Esses sim pararam no tempo e não aceitam a banda do jeito que ela é. Música é expressão de sentimentos, e cada um interpreta da forma que lhe convém, mas é ridículo taxar algo de ruim por simplesmente não acompanhar o raciocínio particular do ouvinte pseudo intelectual de música.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que Backspacer é uma faceta totalmente diferente do Pearl Jam que conhecemos. Só isso já é inovar e amadurecer, dentro do que é a banda. Comparar com outras é ridículo. Outra: dizer que é ruim só pq não gostou? É muita presunção. conheço pessoas, que entendem bastante de teoria musical que preferem o Backspacer ao Ten. Eles estão certos? Não. Pq o conceito de música boa é particular e individual. Experimentalismos não soam bons r corretos por si só, a música precisa ser boa, despertar sentimentos e expressar bem o que a banda sente como músicos e indivíduos. Nisso o Pearl jam manda bem. Quem acompanha a banda sabe que eles estão num momento punk rock, e mind your manners é uma prefeita faceta desse lado da banda. Assim como backspacer foi pro momento pop e direto deles. Me decepcionaria se eles fizessem o que outros acham que eles devem fazer. Eles só tocam o que gostam, vai de cada um gostar ou não, como sempre foi. Agora, julgar certo ou errado? Melhor ou pior? É música sincera, e isso é digno demais no rock de hoje que sucumbe ao pop/rap pra se manter ativo

    ResponderExcluir
  7. E + : alguém que ouve a banda ao vivo acha que eles são ruins? A condução instrumental e musical é menor agora do que há 20 anos atrás? Alguém acha que o Stone é menos guitarrista agora do que antes? Que o Eddie canta mais antes do que agora? Ouçam Mother, cover do Pink Floyd e pensem se alguma banda viva faz melhor hoje. O que alguns chamam de acomodação eu chamo de amadurecimento."não preciso provar nada. Farei música como expressão do meu momento"

    ResponderExcluir
  8. Uma dica bem simples....
    Não escute mais a banda!
    Vá escutar essas merdas de modinhas que duram no máximo 2, 3 anos e seja feliz!
    Mas me diga qual banda vem na mente que toca ao vivo melhor que o Pearl Jam?

    ResponderExcluir
  9. I'm sorry but I agree with the opinion

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que a partir do Riot Act a banda criou um padrão de efeitos e estilo em suas músicas muito parecido e repetitivo, claro que existe canções desse período que são exceção como "You Are", Inside Job, Unthought Known por exemplo.
    No sentido de inovação nos discos, vejo isso como detalhes de efeitos nos instrumentos, um modo de compor mais leve, outro mais introspectivo, influencia de determinado seguimento da música ,parte das letras, coisas que o fã da banda sente e percebe.
    Particularmente nesse período foram poucas as vezes que eu escutei uma música da banda e fiquei de boca aberta, apenas gostei dessa leve sensação de previsão de como serão a maioria das músicas do disco seguinte, uma pitada de punk, folk, pop, rock alternativo, as vezes clássico, anos 80... Acho que a banda amadureceu muito e que é excelente tocando ao vivo.

    ResponderExcluir
  11. No inicio do Rock , as bandas trabalhavam muito e lançavam disco todo ano, muitas delas até mudaram o jeito de se fazer músicas, Hoje em dia o artista leva 4 anos pra lançar um disco de 11 novas velhas músicas. Como diria o meu avô, "nem cheira nem fede" Não é mágico, mas não é ruim! Eu gosto da banda espero que esse novo disco seja a diferença!

    ResponderExcluir
  12. eu concordo bemcom o post e compartilho de mesmo sentimento.
    pearl jam parou em riot act.
    hj pearl jam virou uma banda mais do mesmo. ainda é um mais do mesmo bom, pq o mesmo sempre foi bom, mas sempre é o mesmo.
    pearl jam desde o abacate vem fazendo albuns para shows. banda de arena, e a criatividade existe, os trabalhos paralelos mostram isso. mas a banda virou marca. virou casa an praia de fds.

    ResponderExcluir
  13. Vamos esperar o proximo album. Realmente Mind Your Manners nao é isso tudo, mas é apenas UMA musica.

    mas discordo que a banda parou no Riot Act. Pra mim o Abacate é um dos melhores álbuns da banda, fácil!!

    ResponderExcluir
  14. Graças a Deus que os Pearl Jam não evoluíram como os Radiohead... pois esses tornaram-se uma bela trampa! Os Roling Stones evoluíram? Rock é Rock!

    ResponderExcluir
  15. Ramones foi Ramones do primeiro até o ultimo disco, assim como o Rolling Stones, AC-DC entre outras grandes bandas por ai, e é isso que os torna grandes bandas, continuando fieis ao bom e velho Rock 'n Roll. Alguém quer ai que o PJ "evolua" como o Metallica fez? (quando parou no Black Album) ou como Guns 'n Roses cheio de músicas ruins que ninguém ouve? eu não iria querer, prefiro como está, horrivelmente previsivelmente bom...

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, o que você conta como boa música? Inovar basta? Radiohead ficou chato. Fora que os caras só tocam esse som "inovador" porque é o que querem tocar. Não é imposição de ninguém... E somente eles e o Pearl Jam que fazem isso no cenário do rock de hoje. Palma para os dois. O que seria do rock se a banda tivesse que tocar o que a imprensa ou fãs pedem? Isso não é rock'n roll!

    O cenário da música hoje é feio.
    A tendência do é sintetizador e som eletrônico. Basta ver o último do The Strokes e o vindouro CD do Cage The Elephant (que são bandas atuais, queiram vocês ou não), ou o badalado Nine Inch Nails.

    Tem também essa explosão indie (Vampire Weekend, MGTM, Phoenix) com um som de hispter baladeiro.

    Tem o lado bluezeiro da coisa, como The Black Keys, Alabama Shakes e Gary Clark Jr., sons que não combinam com o estilo do Pearl Jam.

    Se for pro PJ evoluir assim, prefiro um Backspacer 2 piorado. Ao menos os caras estariam sendo autênticos com o que gostam de tocar e ouvir. E a banda já passou por isso: quem viu PJ20 (o documentário), na parte que fala sobre Binaural. Naquela época a banda percebeu como o cenário da música havia mudado (Britney Spears e Backstreet Boys roubando a topo do mundo da música, que antes era do grunge e do rock), e por isso não tinha mais a mesma quantidade de fãs... agora só restavam os verdadeiros fãs da banda e isso fez com que eles pudessem simplesmente se sentirem mais livres pra tocar o som que querem. Sem amarras ou pressão.

    Mas eu vejo evolução, sim, no som do Pearl Jam. Quem não gostou de MYM tem todo direito de expressar isso, assim como eu detesto Sleight Hand e Even Flow. Mas é um som simples e punk rock... alguém já viu punk rock complexo, com virtuosidades? O Pearl Jam quer fazer esse som, sem pretensões de inovar, só trazer boa música aos ouvidos. Eles não irão revolucionar o rock, mas sério que a essa altura do campeonato alguém espera isso dessa banda? Desde de Binaural os caras dão pinta de que só querem expressar a musicalidade deles, não inovar ou se provar. Alguém imagina a banda compondo Just Breathe para o VS.? Agora são homens maduros, pais de família e não tem mais aquele espirito "junkie" que tinham no começo da carreira. As letras de Backspacer e Ukulele Songs demonstram bem isso.

    Músicas como Not For You e No Way ("Cause I'll stop trying to make a difference") são a prova de que o Pearl Jam abandonou há muito tempo essa pretensão de serem reconhecidos por alguém como superiores. Eles fazem um som íncrivel dentro daquilo que querem mostrar.

    Ao vivo os caras tocam o terror, mostram como são uma das melhores bandas de rock da história. Seja pelas próprias composições, que sempre saem melhores do que nos CDs, ou por covers, que mostram a influência musical que pulsa no sangue deles.

    Não é o melhor que podem dar? Talvez. Eles poderiam estar em patamares maiores? Talvez. Sinto falta de ver nos shows ver a banda fazendo longos jams. Foi até isso que deu o nome pra eles. Mas eu sinto uma sinceridade incrível do som do PJ. E não tem outra banda que faça isso no rock de hoje (perceberam que cada vez menos usam esse termo pra falar desse tipo de som que gostamos?), nem mesmo outras veteranas bandas ainda ativas como Red Hot Chili Peppers ou Guns 'n Roses fazem isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, adorei ler seu comentário
      Perfeito quando você escreve: "Alguém imagina a banda compondo Just Breathe para o VS.? Agora são homens maduros, pais de família e não tem mais aquele espirito "junkie" que tinham no começo da carreira. As letras de Backspacer e Ukulele Songs demonstram bem isso."
      Vem de encontro ao que penso quando alguém diz que o PJ a partir de tal albúm não é mais a mesma coisa.
      Não consigo imaginar que possa ser 20 anos se passaram.. você é o mesmo de 20 anos atrás? Eu certamente não! Amadurecemos e nossa visão de mundo é outra.
      Acredito que o PJ está fazendo o que eles tem que fazer.. Afinal quantas bandas depois de 20 anos conseguem fazer uma turnê e lotar todos os locais por onde passam? Acho que dá pra contar no dedo de uma mão...

      Excluir
  17. Eu já descomplico mais: se o som é bom, tá ótimo. Música pra mim é isso, manifestação artistica que pode (ou não) provocar sentimentos. Inovação é consequência.

    ResponderExcluir
  18. O Pearl Jam sempre me surpreende, seja criando músicas maravilhosas ou lançando porcarias sem sentido, tipo "olé". Como classificar essa banda de previsível depois de ouvir MYM? Quem esperava um punk rock vindo de uns cinquentões? Eu fiquei de cara.. não era a linha que eu espera ouvir, afinal, li dos próprios integrantes que o disco seria experimental. Imaginava como primeiro single, algo na linha the who, zeppelin, Neil young com musicas extensas e cheias de variações. Pj continua no topo.

    ResponderExcluir
  19. Não entendo...
    O cara quer que o PJ componha um pagode? De que tipo de inovação ele está falando?
    Pearl Jam é uma banda de 2 guitarras, baixo, batera e tem o Boom pra dar uma orquestrada no barulho! É isso!
    Pearl Jam não precisa mudar o estilo musical da banda para nos agradar, afinal de contas nós gostamos do PJ e de suas características, sejam nas músicas rápidas como também nas baladas! Acho que se o cara quer tanto uma mudança pode tentar ouvir outras bandas, mas o Pearl Jam é assim e é dessa forma que gostamos!
    O disco ainda nem saiu e já tem gente dizendo merda!
    Foi assim com o abacate, muita gente falou que não iria sair nada de bom, muita gente criticou o álbum, mas no final das contas ta cheio de coisa boa lá!
    O Ten foi foda pq tudo era novo, e os álbuns seguintes foram carregados das msm características que vemos hoje em dia!
    Agora eu quero mais e mais Pearl Jam, do jeito que o Pearl Jam é msm!

    ResponderExcluir
  20. Acredito que ele tenha errado em comparar tempo, não existe comparação com Ten e Backspacer, são situações e momentos diferentes, idade, postura e ideologia diferentes nesses quase 20 anos de diferença. E outra coisa talvez esses discos "mais do mesmo" que ele diz ai, seria devido a banda ter estado focada em projetos solos, Matt voltou a tocar com o Soundgarden e isso tira um pouco do tempo ali pra eles focarem em novo disco bem trabalhado. Mas espero que este novo álbum traga algo que realmente gostamos ouvir, pois demorou 2 anos para fazerem, mas mesmo assim o Backspacer e o abacate são bons sim, só com menos experimentações como No Code, Binaural, Riot Act. Eles são discos mais diretos e sem muitas alterações no andamento da música, como em outros álbuns que cada música poderia perfeitamente virar 3, pois tem começo, meio e fim diferente e nos últimos está mais "simples" neste sentido, mas não deixa de serem bons, letras inteligentes que continuam mandando seus recados.
    E se parar para pensar diversas bandas fizeram álbuns "Mais do Mesmo" e são adoradas eternamente como algumas bandas punk e bandas de metal e dai?.
    Isso não altera a identidade da banda, pois todos nos sabemos que o PJ faz músicas lentas com músicas rápidas e desde os primeiros acordes sabemos que é PJ. Se nem Deus agradou a todos e teve um judas entre seus amigos, como que meros mortais como o PJ poderia agradar a todos em todos os álbuns?
    Mind Your Manners tem uma pegada gostosa, uma música que não enjoou, amei de paixão a Future Days e acredito que este álbum esteja voltando um pouco de Riot Act com pitadinhas de Yield e Vitalogy (Meu Álbum Preferido).
    E antes de criticar, vamos deixar a bolacha sair do forno e degustá-lo sem moderação para podermos dizer algo mais concreto.

    ResponderExcluir
  21. Gosto de todos os albuns.

    Acho que a banda tem uma sonoridade unica. Acho também que deveriam arriscar nos discos mais "Jam Sessions" como ocorre ao vivo em várias musicas (Black, Crazy mary, Betterman). Mas a banda sempre foi e sempre será banda de Arena, onde o ao vivo sempre é melhor do que de estúdio.

    Quanto ao Mind your Manners, gostei muito! Uma banda com 23 anos de estrada, independente, fazendo como single uma canção totalmente contra o sistema de uma maneira Punk. Admiro a banda cada vez mais.

    ResponderExcluir
  22. Meu lendo os posts, sabe o que acho engraçado?
    eu conheço essa história faz tempo, a da cegueta.
    quando o pearl jam era uma banda GRUNGE até o vs que é um ten turbinado e no embados da midia, era legal, ai fizeram vitalogy no code e yield, a banda ainda era legal, "mas inovou, pq toda banda tem que inovar, é maturidade, é o ciclo, o rock precisa ser reinventado e eles são genios"
    agora é uma banda de um BANDO de cinquentões que estagnaram e me vem com esse papo que inovação não é coisa boa. tudo a admitir que a criatividade dos caras em em anos e SÓ 2 albuns caiu. de 91 a 2000 dos 20 do pj em 10 a banda com presão lançou albuns lindos 6 em 9 anos, de 2002 pra ca foram só o abacate que mais parece uma coletanea de bsides albinho forçado e fraco, e o backspacer que é legal pra caramba mas cru mais do mesmo, não tem nada a mais e muito a menos que os outros, e com tempo de 4 anos a cada album, é bem decepcionante. os caras não querem nada com nada, banda previsivel sim!

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que o Pearl Jam é uma das bandas mais singulares do mundo, com identidade própria. Eles já experimentaram e evoluíram durante esses 20 e pouco anos de carreira. o Disco Ten foi o primeiro, e evoluindo em No Code mudaram o estilo para mais pessoal, e o Binaural que não obteve o sucesso esperado, mas sim o planejado por eles. Cada álbum tem um propósito, e indica uma mudança. As letras e músicas cresceram junto com a banda, eles amadureceram, o palco musical de hoje é outro. Provavelmente a maioria assistiu o Pearl Jam Twenty, neste documentário está bem claro as mudanças na banda, músicas e composições.
    O Pearl Jam é uma das poucas bandas que mantém sua identidade, são fiéis, e conseguem manter a qualidade musical. "Mind Your Manners" não é nenhum repeteco ou combinação de outros sucessos, é Pearl Jam sendo Pearl Jam, som forte, é nervosa, é a voz peculiar e única de Eddie Vedder estourando dentro da nossa cabeça, as guitarras furiosas, a bateria explodindo e o baixo de Jeff pulsando. Não vejo a hora de escutar isso ao vivo.
    São cinquentões sim, e não concordo quando dizem que estagnaram, ainda estão em pleno vapor, e pra quem já foi em um show deles sabe muito bem disso, dá pra sentir a energia que vem do palco, a vibração, eles não precisam de nenhum efeito visual ou cenários espetaculares. Eles entram no palco simples e fazem o melhor, o que realmente importa, fazem música, os caras dão um show, faz a gente viajar no som, gritar, se emocionar.
    Acredito que toda banda tem que evoluir, inovar, e eles sabem fazer isso e fazem. Fizeram até um clip.
    O Pearl Jam é único, e eu fico aliviada em saber que eles ainda estão fiéis á suas raízes, que continuam fazendo o mesmo som forte de Seathle. Não dá pra agradar todo mundo, uns gostam outros não, ele fazem o que querem, como querem, tocam e compõem o que dá vontade, nunca se preocuparam em agradar todos, e não estão preocupados agora também. Esse é o Pearl Jam, é o que eles são e o que sempre fizeram, MÚSICA !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. As pessoas tem a mania de achar que sua opinião é a verdade. Meu irmão, a quem devo os aprendizados do Rock e o respeito muito, não gosta de Pearl Jam por alguns motivos que pra ele vale! Partindo disso, dizer que o Pearl Jam parou em 2002 é no mínimo ser simplista. O Abacate tem músicas boas sim e uma PEROLA chamada Inside Job, que comparo a clássicos do Rock setentistas.
    Quanto ao Backspacer, não tem nada inovador??? O álbum é leve, solto, rápido, objetivo, pop, rock, e muita gente que conheço o coloca como o grande CD do Pearl Jam.
    Então, virão novos albuns (se Deus quiser!) e muitos se sentirão descontentes, pois soará diferente do que imaginavam, mas nenhuma banda depois de vinte anos tem competência de soltar uma música como Mind Your Manners, que é espetacular.
    E já que é pra falar, eu fico pasmo com a comparação dessa música com Olé, Spin the black Circle, Camatose...Absolutamente nada a ver. Eu que não gosto quando eles arriscam um punk, digo que essa música é um punk alá Pearl Jam, com sua cara, e com conteúdo de puro Rock...Sensacional isso para os "cinquentões"...

    Abraços Rodrigo

    ResponderExcluir