quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Primeiras Versões de Estúdio do Pearl Jam

O site Consequences Of Sound divulgou hoje o que seriam as primeiras versões gravadas em estúdio pelo Pearl Jam. São as primeiras gravações com o Eddie nos vocais feitas na Potato Head em Seattle entre 16 e 23 de Outubro de 1990. Você pode conferir pelo link do youtube abaixo. Interessante as versões mais 'cruas', principalmente de Alone e de Yellow Ledbetter. Vale a pena conferir esse material raro e inédito!

“Even Flow” – 00:00
“Once” – 04:55
“Breath” – 08:04
“Release” – 13:50
“Just a Girl” – 18:51
“Evil Little Goat” – 23:39
“Alive” – 25:10
“Alone” – 30:44
“Oceans” – 34:00
“Black” – 36:44
Improv. (Começo de “Yellow Ledbetter”) – 41:54

 DOWNLOAD:


PJ FIRST STUDIO SESSIONS


5 comentários:

  1. Interessante d+. O Eddie ainda estava procurando um estilo, estava meio que sem identidade ainda. Achei a voz dele um pouco mais fina. Notei isso bastante na Even Flow e na Oceans, inclusive no falsete com direito a uma desafinadasinha. Acho que se ele continuasse a cantar assim, não ia ter a notoriedade que tem hoje com sua voz marcante e singular. Achei que nesta música também os solos do Mike estavam ainda sem corpo, menos elaborados, mas em Alive já tá bem próximo do atual. Sensacional este material. Seria muito legal ter acesso ao vídeo, pena que naquela época os celulares eram ainda tijolos sem a menor condição de portar câmeras.

    ResponderExcluir
  2. Bem diferente, o Eddie tava cantando puxando mais pro agudo mesmo, mas acho que tava experimentando nessas musicas do PJ , pq antes disso na Bad Radio ele já cantava mais grave e solto como no Ten. To ouvindo a Breath, parece o vocal do Bono Vox em varios momentos.
    Bem interessante e divertido ouvir essas gravações.









    ResponderExcluir
  3. Mto bom!
    E dá pra perceber que o Eddie tava meio gripado nesse dia.
    Cool stuff!

    ResponderExcluir