domingo, 29 de setembro de 2013

Análise: Swallowed Whole


Se tem uma música do Lightning Bolt que poderia estar no Backspacer é Swallowed Whole. Porém, não é nenhum demérito. Isso acontece por que eu sempre achei que pro Backspacer o Pearl Jam poderia ter trabalhado melhor as músicas e Swallowed Whole me parece uma daquela época com a diferença de que foi bem lapidada e aparada. A música tem como base algo mais ligado a natureza, algo que me remeteu a Unthought Known e Force of Nature. Porém, sinto ela como uma música pra se ouvir enquanto se dirige em uma longa viagem, observando a paisagem enquanto se acelera o carro e observamos a beleza da natureza nas curvas da estrada.


I can feel the dawn, I can feel the earth
I can feel the living all around

Ao meu ver é uma música que representa bem o ‘viver é estar vivo’, e isso é possível sentir em diferentes músicas do Pearl Jam ao longo do tempo com diferentes músicas e letras otimistas, principalmente letras do Eddie. Aliás, certa vez ele comentou que havia fumado maconha enquanto compunha Unthought Known. Me pergunto se ele também fumou enquanto compunha Swallowed Whole. Entretanto, apesar de uma música com características mais vibrantes e alegres, ela também apresenta pontos mais obscuros.

With no quiet to be found
spirit lifted off the ground
and what lies beyond the grave
might be welcomed change
And will come, come what may
with no rest in peace
Until that day

--

Whispered songs inside the wind
Breathing in forgiveness
And the chapter I’ve not read
Turn the page

Particularmente, gostei muito do solo na música. Acho que foi o que mais gostei até agora no Lightning Bolt e é um dos pontos que me motiva a ouvi-la novamente. É uma música simples e com nada relativamente novo que o Pearl Jam nunca tenha feito, porém, interessante.

Luiz Henrique Varzinczak


2 comentários:

  1. Vazou?

    Alguém tem o link?

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise. Sempre gostei dessas letras do Pearl Jam que falam sobre natureza, apesar de ter achado meio exagerado no backspacer!

    ResponderExcluir