segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resultado - Música Preferida do Abacate: Inside Job


Podemos afirmar com certeza que foi uma verdadeira lavada! Com 37% dos votos, "Inside Job" foi escolhida pelos amantes do Pearl Jam como a melhor música do Abacate. Confira abaixo o resultado completo:

1 - Inside Job - 37% - 49 VOTOS
2 - Come Back - 15% - 20 VOTOS
3 - Life Wasted - 10% - 13 VOTOS
4 - Severed Hand - 6% - 8 VOTOS
4 - World Wide Suicide - 6% - 8 VOTOS
5 - Marker In The Sand - 5% - 7 VOTOS
6 - Gone - 4% - 6 VOTOS
7 - Big Wave - 3% - 5 VOTOS
7 - Army Reserve - 3% - 5 VOTOS
8 - Parachutes - 3% - 4 VOTOS
9 - Unemployable - 3% - 4 VOTOS
10 - Comatose - 0% - 1 VOTO 
11 - Wasted Reprise - 0% - NENHUM VOTO

   O Abacate é um excelente álbum. Começo com essas palavras pois ele é um trabalho ainda um pouco esquecido entre os fãs (junto com o Riot Act e Binaural) talvez por tratar de temas relacionados à guerra, várias críticas ao governo Bush e a ânsia de dinheiro daqueles que já tem muito, ou seja, nada digerível e prazeroso de enfrentar. Embora tenha votado na Severed Hand (adoro aquele começo, o quanto a música vai crescendo até desembocar naquele riff puro rock'n roll e na sua letra fora do comum!), fiquei muito feliz de ver a Inside Job em primeiro, um resultado mais do que justo! Fiquei mais feliz ainda por ver uma música do Mike ser tão aclamada entre os fãs, sobretudo por se tratar de um tema como a doença de Crohn que o guitarrista enfrenta a mais de 20 anos (e enfrentará até morrer, uma vez que ela não tem cura). Ela é extremamente densa, cheia de camadas sonoras e uma letra forte. Seu primeiro verso já coloca essa tensão:

"Underneath this smile lies everything, all my hopes, anger, pride and shame..."

  A pessoa com esse tipo de doença tem que mostrar que está tudo bem, não interessa se ela está com dores lancinantes, ânsias de vômito e enjoos recorrentes, é isso, não existe muito o que fazer. A questão agora é enfrentar o presente e não ter vergonha do passado:

"...make yourself a pact, not to shut doors on the past,
just for today... I am free"

  Aqui a mistura entre enfrentar os problemas da vida (arrependimentos, traumas, etc.) se misturam ao problema da doença. Parece que a dor causada pela síndrome se reflete em outras questões da vida. Esse tom segue por toda a letra, e a atmosfera criada pelo grupo é como um espelho para esses tormentos que a pessoa está passando.
   O Abacate é um grande álbum; pesado e político (Life Wasted, Comatose, Severed Hand, World Wide Suicide, Unemployable), apaixonado e sentimental (Parachutes, Come Back), e que procura um escape (Gone, Life Reserve, Inside Job). Essa mistura de "tonalidades" em um único disco, uma das principais características do Pearl Jam, aparece aqui no Abacate de uma forma fantástica! Uma última coisa: assim como boa parte dos trabalhos do Pearl Jam, o "Avocado" deve ser ouvido bastante, até ele entrar na sua veia; ele não é fácil e nem deve ser. Um desafio a todos que estão lendo esse texto e não conhecem em detalhes essa grande obra do rock.

8 comentários:

  1. Ótima resenha, João. Eu votei numa música que apesar de ter uma letra não muito positiva e ter uma melodia um pouco triste, é muito bonita quando analisada em seu conjunto. Gosto muito de Inside Job também, que como você mesmo citou, tem um tema parecido, e fiquei em dúvida em qual das duas votar. Talvez o que tenha pesado foi a primeira vez que vi EV tocando esta música em um especial de lançamento do disco no AOL Sessions (http://www.youtube.com/watch?v=ArslVcMLeQ8), e uma interpretação intimista, e acabou ficando registrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gone! Uma das minhas preferidas (embora muita gente não goste). Essa apresentação dele na AOL Sessions é excelente!

      Excluir
    2. Eu também AMO a Gone! Fiquei entre ela e a Inside Job, mas acabei votando na vencedora da enquete, pois foi uma paixão à primeira audição, com sua melodia e letra intensas.
      Também me apaixonei pela Gone quando ouvi a versão do AOL Sessions, maravilhosa! Acho que não há nada de errado em apreciar músicas tidas como negativas e tristes, o ser humano tem vários lados, várias fases e tudo deve ser levado em conta, pois como o próprio Eddie já disse, "the sorrow grows bigger when the sorrow's denied", e o PJ é minha banda favorita por exatamente abordar esses vários aspectos da existência.
      Parabéns pelo blog, João! E PJ 4ever!

      Excluir
    3. Belo comentário, Adriane! O Pearl Jam tem muita música triste; mesmo as que tem uma melodia mais "alegre" tem uma letra triste, é a característica do Eddie. Até mesmo o Jeff é assim, pense em Low Light, Nothing As It Seems... E bem lembrado o verso da I Am Mine... Tem que falar das coisas, sejam elas tristes ou alegres.

      Excluir
  2. Votei em Inside Job porque, simplesmente, AMO essa canção! Letra e música me dizem muito, desde a primeira audição. E ainda mais por ser do Mike!!

    Também adoro Severed Hand. Pra mim, a segunda melhor do disco. Aliás, esse album é bom demais para escolhermos uma ou duas canções. Vai mais aí: Gone, Marker In The Sand, Come Back, Unemployable, Army Reserve!!!

    Tenho o Abacate como um dos melhores álbuns do PJ. Certamente o melhor da segunda década da banda. Como você mesmo disse, trata-se de uma grande obra do rock!

    Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu gosto é bem parecido com o meu! Todas essas que você citou, junto com Severed Hand e Inside Job são as melhores do Abacate!

      Excluir
  3. Gosto da Inside Job, mas votei na Comeback. Fiquei na duvida entre ela e a Life Wasted. Pra mim , as letras são secundárias,não desmerecendo, mas valorizo mais as melodias, ritmos, o timbre das guitarras, o vocal,o clima q ela transmite etc . A letra é um complemento....
    Depois vem Army Reserve e Marker in the Sand...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada de errado em preferir as melodias (até porque em músicas como Severed Hand a letra é bem maluca), mas preste atenção quando ela junta-se com a letra! Fica uma sintonia perfeita!

      Excluir