quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Análise - Ten: Alive

Pearl Jam alive wallpaper

Coloco aqui no blog mais uma análise do Ten com a famosa "Alive", motivo de muita discussão entre os fãs na banda com relação à temática de (possível) incesto na sua letra. O texto é do membro Stip, do site The Sky I Scrape, e foi traduzido por mim. Boa leitura!

- Alive –


      “Alive” e “Release” são as músicas mais críticas do álbum por serem justamente aquelas que oferecem a esperança de redenção, embora nos dois casos seja um esperança obscura – uma dica de que as coisas podem ser melhores por não conseguirem piorar mais. Não é coincidência o fato das duas músicas tratarem do mesmo acontecimento: umas das formas mais intimidantes de traição possível. Enquanto “Why Go”  também é sobre um conflito entre pais e filhos, ela torna-se mais fácil de entender graças à raiva, há um rompimento no fato. Em “Alive” não há rompimento, e por isso não há possibilidade de recomeçar. A necessidade de procurar um novo lugar sempre foi um tema muito importante nas letras do Eddie (entrar em um carro e dirigir para longe, subir em uma árvore, procurar por água. Em todos esses casos não há como haver cura enquanto o sujeito encontra-se perto daquilo que o machuca). Em “Alive”, tudo aquilo que o cantor achava que era certo para a sua vida era uma grande mentira, e as pessoas à sua volta envolvidas nessa mentira queriam que ele seguisse nessa situação como se tudo estivesse bem – as palavras já foram ditas, bastava agora engolir tudo e seguir em frente, mesmo que dessa forma tudo continue preso no mesmo espaço ferido e envenenado.
       Mas eu estou me distanciando um pouco do tema. Fazendo o papel de juiz, eu gostaria de dizer que “Alive” é apenas superficialmente sobre o incesto, e não faz isso da melhor maneira. A música tem sucesso apesar dessa estória, e não por causa dela. Pessoalmente, eu acredito que o Eddie escreveu essa história sobre ele e depois acrescentou essa parte do incesto para criar uma distância entre ele e ela – para torna-la menos intimidante e reveladora; mesmo que ele tivesse essa estória em mente quando escrevia ela era apenas secundária.
        O riff de abertura de “Once” é sujo e distraído – é feito para se adequar à loucura presente no cérebro do vocalista, à inabilidade de se focar em algo. “Alive” é exatamente o oposto. Ela é pura, clara e provocadora. É a confirmação de um propósito de solidariedade e força (e é provavelmente o meu riff preferido). A entrega musical e vocal (essa música é uma das obras primas do Eddie em termos vocais – em cada verso é entregue a entonação certa – sua confusão, a desconfiança da sua mãe filtrada através do seu próprio choque e raiva, a força e as possibilidades que o refrão contém) juntas são os pontos vitais da música; é o que dá esperança à canção. A letra é sombria e sem vida, e oferece pouco em termos de salvação; a redenção reside no riff principal. A claridade oferecida pela melodia e a força contida na voz do Eddie oferecem uma crucial justaposição na história que está sendo contada. Nós não sabemos se a partir da história sendo contada o cantor vai sair bem dessa, (na verdade, temos motivos para acreditar no contrário) mas a melodia e força da voz nos dizem o contrário.
        Eu adoro o jeito casual e despretensioso que a música começa: “Son, have I got a little story for you”. E com essa pequena história a mãe destrói a base do universo do cantor – o fato de isso acontecer exatamente quando ele está no início da sua adolescência é um agravante, ele está em um momento em que nós construímos a nossa identidade e que nada na vida é sólido. Nessas alturas, a confiança que ele tinha pela sua família, sua única segurança, é tirada dele. Ao seguir em frente, mesmo tendo descoberto que foi adotado, ele sabe também que uma das pessoas que criaram ele desapareceu para sempre. Mas, enquanto a sua mãe continua contando a história, problemas acontecem. “Tente não se preocupar”, falando dessa forma a mãe sente-se aliviada. É como terminar uma conversa com seu filho sobre sexo; é mais para benefício próprio do que o do filho, algo para poder riscar das lista de obrigações do pai.
         A segunda estrofe é um pouco problemática uma vez que eu não acredito muito na história de incesto.  Eu imagino essa parte como a mãe cruzando o quarto na direção do filho para confortá-lo, já que ele permanece abalado pela revelação dela. Isso não é o bastante; algumas palavras de conforto não conseguem fazer isso sumir. Sim, ele está vivo, a vida continua, mas em algum sentido tudo parece ser uma grande mentira. Sua vida precisa ser reconstruída e ele não sabe como fazer isso ou quem procurar para ter respostas (esse alguém das respostas é especialmente importante considerando a maneira com que o álbum termina, com o Eddie no escuro, conversando com o seu falecido pai, esperando por respostas que nunca virão – pelo menos não do seu pai).
       E é isso que acontece ao termos essa insistência no refrão. Tudo é uma mentira, mas pelo menos ele ainda está vivo.  Ele nunca sugere o que fazer quanto a isso (ele raramente fez isso nos primeiros álbuns – se “Indifference” fosse escrita hoje ele falaria de fazer a diferença ao invés de deixar isso para o ouvinte). Ele pode estar vivo, mas não tem nada.  Ele pode estar vivo, paralisado, preso e sem saber para onde ir agora (“Once” aponta para outra possibilidade). Mas fica claro, tanto pelo instrumental quanto pela força da sua voz, que ele está vivo e pronto para desafios e que isso será algo que ele sairá por cima. Ele está vivo, e pronto para começar novamente.
     E junto com esse aviso entra o solo do Mike que, para mim, é um dos solos mais admiráveis e emocionantes de todos os tempos e indiscutivelmente uma das partes mais poderosas que já ouvi. Através desse solo, Mike liberta toda a raiva, frustração, trepidação e medo que o cantor sente, e é através dele que ele acha a força necessária para continuar. Ele transmite tanto sem ter uma palavra dita, tendo como pano de fundo a voz do Eddie murmurando (algo que eu gostaria que ele voltasse a fazer). Ele nos faz lembrar que está vivo, e que vai ficar bem.
     “Alive” é uma música extremamente pessoal e talvez aquela que alguns poucos tem algum tipo de relação. Mas não é preciso se relacionar de uma maneira direta; “Alive” é para qualquer um que tenha sido violado (emocionalmente ou fisicamente) por alguém próximo. Nos faz lembrar que nós podemos e vamos sobreviver ao fato, e que, desde que estejamos vivos, vamos sobreviver para o amor e a confiança novamente.

Crédito: Stip, do fórum The Sky I Scrape

Análises anteriores:






2 comentários:

  1. Muito interessante a abordagem e a tradução foi muito bem feita. Tenho curiosidade sobre a interpretação da música "Black", a minha preferida entre muitas preferidas.

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Renato! As análises desse cara são ótimas! Da para fazer um livro de cada álbum se ele quiser! Vou traduzindo aos poucos pois é bastante trabalhoso!

      Excluir