sexta-feira, 8 de novembro de 2013

13 Motivos para Gostar do Pearl Jam: #1 Eddie Vedder!



No filme Pearl Jam Twenty há algumas cenas com o Chris Cornell e o Mike comentando sobre o inicio da banda e de quando eles ouviram o Eddie e se perguntaram ‘quem é esse cara, essa voz?’, ‘ele existe e é alguem de verdade?’. A resposta tanto eles quanto os apreciadores da boa música descobririam ao longo dos anos. Com sua integridade, Eddie Vedder se tornou um exemplo no mundo do rock que sempre foi conturbado por atitudes estranhas dos rockstars. A fama parece nunca ter subido à cabeça dele, tanto no seu comportamento com os fãs e mídia quanto nas composições. Seu carisma e simplicidade são fatores que agregam ainda mais em sua figura pública. Dono de uma das melhores vozes da música, o Ed se tornou um ícone no rock e é sem dúvidas um dos maiores compositores de todos os tempos. Além das canções conhecidas do grande público como Alive, Animal e Do The Evolution, é impossível deixar de citar Present Tense, In Hiding e Light Years como obras de arte vindas de sua imaginação e inspiração. Sua carreira solo também demonstra grande sucesso com dois álbuns e shows lotados. Nosso conhecimento acerca do Pearl Jam se deve muito provavelmente aos problemas dele na infância e como ele expôs isso ao mundo escolhendo a música como um canal comunicativo. Desta forma, sem o Eddie não haveria Pearl Jam e provavelmente boa parte de nós nunca teria ouvido falar do Stone e do Jeff. Certamente algumas das suas composições entraram para a história do rock, tanto pela força quanto pela interpretação profunda passada através de seus sentimentos. 


5 comentários:

  1. Somente na Quinta-feira passada (07/11/13), que o Lightning Bolt chegou pelo correio nas minhas mãos. Demorou prá caramba, mas foi quando eu escutei pela primeira vez as músicas e o álbum, em casa, com o som no "talo"!

    * Getaway = Me pegou de primeira, arrepiou a pele mesmo! Me deu a sensação no corpo que nem quando eu escutei cada álbum pela primeira vez nos seus respectivos anos de lançamentos. Que sonzeira, altos surf!!! A levada da bateria muito massa também!!! Empolgante!

    * Mind Your Manners = Também já havia me pegado de primeira quando eles lançaram o clip. Altos clip de surf dá para fazer também!!! Quebraceira!!! Massa!!

    * My Father's Son = Que nem uma mina comentou aqui no blog antes e outras pessoas também (admito em concordar), tem um baixo muito lôco!! Sonzeira!!! Um clima diferente mas com a cara do Pearl Jam. Massa!!! Processo natural das coisas, quando uma banda faz músicas para expandir os horizontes, abrindo caminho, em vez de fazer música prá se vender. Curti altos esse som!

    * Sirens = Também havia me pegado de primeira quando eles lançaram o clip, mas escutando o álbum, essa música ficou gigante, poderosa, altos sentimentos mesmo! Ficou uma Sra. música! É do mesmo nível das lentinhas das antigas e das mais conhecidas. A banda, como sempre, compondo músicas novas sem deixar cair o nível. Coisarada esse som!

    * Lightning Bolt = Me pegou de primeira também, arrepiou o corpo. A levada da bateria é muito massa!!! Empolgante! Que sonzeira cara!! Essa música detona!!! Nada a ver com Unthought Know...

    * Infallible = Clima diferente, mas com a cara do Pearl Jam. Processo natural das coisas. Expandindo os horizontes, assim como rola em vários álbuns do Pearl Jam. Sonzeira!! Curti o som! Achei muito massa!

    * Pendulum = Se f... cara!!! Esse som é coisarada!!! Muito lôco, altos sentimentos, altas letras!!! Aquele estilo de batera que o Pearl Jam curti fazer em altas músicas em cada álbum (levada somente nas percussões, ou em outras músicas meio tribal também). Me pegou de primeira, arrepiou tudo, chorei e ainda choro quando escuto!

    * Swallowed Whole = Mike is God! Som muito lôco! A levada da bateria muito massa, empolgante também! Achei muito massa esse som!! Curti altos!!! Nada a ver com R.E.M... Pearl Jam legítimo!

    * Let The Records Play = Meu canário!!! Esse som mata a pau!!! Me pegou de primeira também, arrepiou tudo!!! Altos blueszera mesmo!!! Altos solo! Que sonzeira massa de se ouvir cara!! Fiquei de cara com esse som!!!

    * Sleeping By Myself = Fiquei de cara com essa versão! Muito lôco mesmo!! Bem estilo praia, com a fogueira acesa na areia. Altos solinho de guitarra enquanto o Eddie canta e altos estilo de bateria diferente durante toda a música! Grandes coisa que essa música estava no Ukulele Songs, os caras poderiam ter gravado mais músicas deste álbum ou do Into The Wild, e daí? Deixa os caras, eles são felizes assim. Poderiam ter gravado Setting Forth também, versão de estúdio, bem lôco iria ficar mesmo... E se no futuro os caras quiserem lançar um álbum só com músicas tipo, Bugs, Aya Davanita, Pry To, Push Me Pull Me, Red Dot, e daí, até parece que os caras vão se importar mesmo, hahahaha...

    * Yellow Moon = Esse som, depois de escutar algumas vezes, agora sim me faz chorar também! Altas letras, altos sentimentos na música! Coisarada esse som!! Fiquei de cara! Tô curtindo altos mesmo!!!

    * Future Days = Música linda, a clássica lentinha que tem em todos os álbuns. Altas harmonias e altas dinâmicas na música... Coisarada a letra também! Muito massa!

    ResponderExcluir
  2. Vou continuar aqui, pois o meu comentário passou de 4.096 carcteres, hahahaha...

    É massa de saber que as declarações do Stone em uma entrevista que eu vi neste blog, acho que foi no final do ano passado ou começo deste ano, não sei, que o álbum teria umas partes mais experimentais em certas músicas. Sim, faz sentido isso. Curti prá caramba o álbum! Ele é todo ótimo, perfect, do começo ao fim, por inteiro!!! Let the records play!!!

    E também de uma declaração do Jeff, também pela mesma época da declaração do Stone, eu acho, de que eles iriam continuar a fazer músicas de acordo com a idade deles, de acordo de como o tempo vai passando e as pessoas vão amadurecendo... Sim, faz sentido isso também depois de escutar o álbum.

    Lightning Bolt é um p... álbum! Que felicidade de escutar esse álbum, tão perfect e cativante como foi ter escutado cada álbum nos respectivos anos de cada lançamento. O nível continua lá em cima, soberano! O vocal do Eddie perfeito também!! Gravação perfeita de cada instrumento. Pensar que é a mesma banda que lançou o Ten, e agora com esse álbum novo, que massa cara!!!

    Quantas bandas caíram fora, se separaram ou alguém morreu de overdose, ou se afundaram nas drogas, ou ficam brigando e se separam... A gente sempre fica imaginando se essas bandas estivessem na atividade hoje, que massa seria... Então, que massa que o Pearl Jam está na atividade, lançando músicas inéditas, fazendo turnê e a gente está vivo para ver tudo isso e aproveitar cada momento. Não tem o que falar de mal dessa banda, tá lôco. A galerinha que nasceu na década de 80 e 90, que começou a escutar Pearl Jam no final do século passado ou nesta primeira década do novo século, aposto que são os que ficam falando mal da banda e do álbum novo, dando opinião medíocre aqui neste blog, que diga-se de passagem, que blog maravilhoso é. Vou dar uma sugestão prá esse pessoal, vocês sabem o que é um Sebo? Vocês tem que ir em algum Sebo, na sua cidade, tentar achar e comprar as revistas de rock que eram lançadas no começo dos anos 90, para tentar entender o que se passava na época, ok? Tanto no mundo do rock quanto da questão social, do que estava rolando na sociedade naquela época, tanto no Brasil quanto no mundo afora, para poder ter fundamentos na expressão das suas opiniões e abordar questões dedutivamente válidas, ok? Se vocês não viveram aquela época, mind your manners quando forem dar uma de críticos da Rolling Stone, tudo bem? Sem contar de como está precária a cena do rock atual, muito obrigado Pearl Jam, por estarem inteiros ainda e fazendo uma baita sonzera!!! Sempre na paz galerinha...

    ResponderExcluir